O sistema modal de transportes no Brasil e em Mato Grosso
Autora:
Fernanda Marcielli Santos
ISBN
978-65-5379-419-1
DOI:
10.47573/aya.5379.1.222
N° páginas:
50
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
28-12-2023
Área do Conhecimento
Engenharias
Licença:
A presente obra é fruto do trabalho desenvolvido durante minha experiência acadêmica na Faculdade de Engenharia (FAENG) na Engenharia de Transportes em Várzea Grande-MT.
Ministrando as disciplinas voltadas para Projetos de Infraestrutura Viária, Aeroportos, Ferrovias, Estudos Avançados em Infraestrutura de Transportes, Tópicos Especiais em Estruturas em Engenharia de Transporte 2, entre outras, percebi que o Estado de Mato Grosso dispõe de muita literatura espalhada sobre o tema: Modais de Transporte, que precisam ser organizados.
Com o intuito de reunir esse material e dispor do conhecimento adquirido sobre o assunto, escrevi este livro.
O panorama nacional e estadual foI apresentado buscando-se o enfoque didático sobre a questão levantada, apontando um comparativo entre os diferentes tipos de modais, os desafios e perspectivas do sistema modal brasileiro, além de apresentar o Estado de Mato Grosso, como o principal centro de agronegócios do país e sua participação na economia. Ainda é apresentada a situação do sistema modal de transportes no Estado, contemplando as malhas: rodoviária, ferroviária, hidroviária, aeroviária e dutoviária, existentes ou em projeto.
Com estes apontamentos, pretendo contribuir para que as pessoas possam compreender a importância do Estado no contexto nacional econômico e desenvolver a participação crítica sob outros pontos de vista sobre o assunto, ampliando o conhecimento científico e divulgando os trabalhos realizados no Estado referentes ao Sistema de Transportes Modal.
Desta forma, deixo minha singela contribuição para a formação acadêmica de alunos e para o conhecimento de leitores que se interessam pelo tema proposto. Espero que esta obra possa contribuir para a melhoria do sistema de transportes em Mato Grosso.
Boa leitura!
Fernanda Marcielli Santos
Fernanda Marcielli Santos
Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Uberlândia em MG, pôde desenvolver dois trabalhos de iniciação científica voltados para a área ambiental. Após terminar a graduação, em 2003 ingressa no mestrado em Física e Meio Ambiente da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá, MT.
Nesta época seu orientador, Profº Dr. Shozo Shiraiwa, lhe apresenta um problema que vinham investigando: a evolução da pluma de contaminação no antigo lixão de Cuiabá. Ele investigava a evolução da pluma de chorume utilizando métodos geofísicos, não invasivos do subsolo, como ferramenta para verificar a contaminação das águas subterrâneas. A autora pôde, então, ajudá-lo no desenvolvimento da pesquisa científica. Em 2018 ingressa no doutorado trabalhando com Análise e Modelagem Microclimática de Sistemas Urbanos pelo mesmo Programa de Pós-graduação.