- +55 (42) 3086-3131
- +55 (42) 9 9906-0630
- Seg - Sex: 9:00 - 11:30 | 13:00 - 18:00
Violência de gênero e educação: uma análise sobre a fenomenologia da violência contra a mulher no contexto de instituições de ensino superior de Manaus – Amazonas
Autores:
Maryah Pantoja Barbosa Leite
Michael Sousa Leite
Márcio José Souza Leite
Dilson Castro Pereira
José Ivan Veras do Nascimento
ISBN
978-65-5379-408-5
DOI:
10.47573/aya.5379.1.212
N° páginas:
91
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
19-12-2023
Área do Conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Licença:
28
Sobre o Livro
Sobre o(a) Autor(a)
Sobre o Livro
O presente estudo tem como objetivo, analisar a fenomenologia da violência contra a mulher no contexto de instituições do ensino superior de Manaus – Amazonas. E especificamente, caracterizar os perfis das vítimas e os determinantes da violência doméstica contra a mulher na Amazônia, estabelecer os pressupostos que articulam o aumento de casos de violência doméstica no contexto da pandemia de covid-19, diante da necessidade de isolamento social, entender a dinâmica de situações de violência doméstica havidas no recorte de mulheres com nível superior.
Para tanto, foi adotada a metodologia de pesquisa qualitativa, exploratória, utilizando-se de pesquisa bibliográfica como fundamento da investigação para obter as informações indispensáveis à construção do panorama pretendido e pesquisa de campo, com coleta de dados através de questionário semiestruturado. Foram selecionadas 67 (total) de mulheres entre 20 e 65 anos de idade, de Manaus – Amazonas, que possuam graduação mínima de Ensino Superior. Considerando toda pesquisa levantada, a violência doméstica e familiar constitui-se, portanto, em uma das mais inaceitáveis formas de violência dos direitos das mulheres, por negar-lhes, principalmente, o exercício do direito à vida, à liberdade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
Pois fica evidente que a percepção dada por mulheres cujo grau de escolaridade é considerado alto, é notado o espelho de uma cultura machista e patriarcal. Infelizmente, nota-se que a respeito das causas da violência, deve-se que a violência doméstica e familiar contra a mulher é uma violência baseada no gênero, no que diz respeito à percepção acerca das diferenças entre os sexos que culmina na construção de distintos significados culturais conferidos às figuras da mulher e do homem, significados aos quais são associadas diferentes posições hierárquicas na sociedade.
Portanto, as desigualdades de gênero, sejam elas sociais, políticas, econômicas, ou culturais, mesmo que percebidas pelo sujeito mulher em relação a outra pessoa do mesmo gênero, também são responsáveis pela idealização da violência doméstica.
Sobre o(a) Autor(a)
Maryah Pantoja Barbosa Leite
Especialista em Segurança Pública e Inteligência Policial pela Faculdade Literatus (UNICEL). Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas – CIESA. Investigadora de Polícia Civil do Estado do Amazonas.
Michael Sousa Leite
Especialista em Gestão Pública aplicada à Segurança pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Especialista em Segurança Pública e Inteligência Policial pela Faculdade Literatus (UNICEL). Especialista em Ciências Jurídicas pela Universidade Cruzeiro do Sul. Possui graduação em Segurança Pública pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Bacharel em Direito pela Universidade Cidade de São Paulo – UNICID. Tecnólogo em Recursos Humanos pela Universidade Paulista – UNIP. Capitão da Polícia Militar do Estado do Amazonas.
Márcio José Souza Leite
Mestrando em Segurança Pública, cidadania e Direitos Humanos pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Especialista em Segurança Pública e Inteligência Policial pela Faculdade Literatus (UNICEL). Especialista em Ciências Jurídicas pela Universidade Cruzeiro do Sul. Possui graduação em Segurança Pública, cidadania e Direitos Humanos pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Bacharel em Direito pela Universidade Cidade de São Paulo – UNICID. Tenente Coronel da Polícia Militar do Estado do Amazonas. Comandou diversas unidades da Polícia Militar do Estado em todos os Grandes Comandos da Corporação, dentre as quais destacamos: No Comando de Policiamento Metropolitano foi Comandante da 12ª CICOM, 20ª CICOM e do Batalhão do CPA Leste. No Comando de Policiamento do Interior, foi comandante do 4º BPM na cidade de Humaitá – AM e 4ª CIPM na cidade de Lábrea- AM. No Comando de Policiamento Especializado foi Comandante do Grupamento Aéreo.No Comando de Policiamento Ambiental comandou o Batalhão Ambiental. Atuou ainda como Piloto de Helicóptero no Departamento Integrado de Operações Aérea da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas onde também exerceu a função de Chefe de Operações Aéreas. Foi condecorado com a Medalhas Ação Policial, Medalha 10 anos de Serviço, Medalha 20 anos de Serviço, Medalha do Mérito Policial e Medalha Tiradentes.
Dilson Castro Pereira
Especialista em Direito Militar pela Universidade Cruzeiro do Sul – SP. Bacharel em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul. Bacharel em Segurança Pública pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Oficial da Polícia Militar do Estado do Amazonas, atuando principalmente nos seguintes temas: polícia comunitária; redução da criminalidade e política criminal; ronda escolar; defesa dos direitos humanos. Tem 14 (quatorze) anos de serviço em atividade militar. É autor e organizador de livros técnicos e acadêmicos.
José Ivan Veras do Nascimento
Especialista em Segurança Pública pela Facuminas Faculdade. Especialista em Planejamento Governamental e Orçamento Público pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Bacharel em Ciências Contábeis pela Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM). Atualmente, se dedica a diversos cursos de formação complementar nas áreas de segurança pública e direito. Também é autor de diversos trabalhos acadêmicos nas áreas de segurança e administração pública. Atualmente é Sargento da Polícia Militar do Estado do Amazonas. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3404-5066.