Coração, cabeça e estômago na UERJ: 2024
Organizado por:
Prof.ª Dr.ª Hilma Ribeiro
ISBN
978-65-5379-390-3
DOI:
10.47573/aya.5379.1.201
N° páginas:
67
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
29-11-2023
Área do Conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Licença:
Este livro é o resultado do comprometimento e da dedicação de um grupo diversificado de colaboradores, todos unidos por um propósito singular: promover uma educação mais justa e inclusiva, impulsionando o progresso social, individual e coletivo. Fruto do projeto de extensão “Rodas de Leitura Lélia Gonzalez”, desenvolvido no Colégio de Aplicação da UERJ (CAp/UERJ) e coordenado pela Profa. Dra. Hilma Ribeiro, esta obra representa uma síntese do esforço conjunto de acadêmicos, professores e estudantes bolsistas que se empenharam em unir a academia à sociedade.
O projeto “Rodas de Leitura Lélia Gonzalez” tem como objetivo principal superar as barreiras que, muitas vezes, se interpõem entre os alunos do Ensino Médio e o acesso ao Ensino Superior. Para alcançar esse objetivo, o projeto adota uma abordagem inovadora, integrando pesquisa e extensão, e estabelecendo uma conexão direta entre a universidade e o ambiente escolar. Isso é feito com a colaboração de alunos das disciplinas de estágio de língua portuguesa e literaturas da UERJ, bem como alunos bolsistas de extensão e de Iniciação Científica, além desses, pesquisadores da comunidade interna e externa da UERJ também participam ativamente das atividades.
Os diferentes grupos envolvidos neste projeto desempenham papeis complementares e cruciais na elaboração deste material. Os alunos das disciplinas de estágio de língua portuguesa e literaturas da UERJ aprendem a desenvolver materiais de análise contextualizada dos fatos de linguagem para o ensino, o que é essencial para a capacitação dos futuros professores de língua portuguesa e literatura. Além disso, os alunos bolsistas de extensão se dedicam a diversas atividades relacionadas às metodologias do ensino do português, promovendo uma educação mais inclusiva. Neste contexto, os bolsistas de Iniciação Científica desempenham um papel fundamental ao pesquisar as intersecções entre língua e literatura, contribuindo para a criação de materiais pedagógicos que valorizam o uso linguístico e sua relação com a leitura e escrita.
Neste livro, você encontrará o resultado desse esforço coletivo, uma compilação de materiais pedagógicos de alta qualidade que visam capacitar e inspirar professores e alunos a enfrentar os desafios do ensino e da aprendizagem de língua portuguesa e literatura, ao mesmo tempo que estabelecem uma ponte entre a academia e a sociedade. Convidamos você a explorar as páginas deste livro e a se juntar a nós nesta jornada de transformação educacional.
Welington Silva Santana de Oliveira
Graduando em Letras (Português/Inglês) na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista de Iniciação Científica do projeto “Intersecções teóricas e práticas de Língua, Linguística e Literatura na metodologia de ensino do português”. Membro do projeto de extensão “Rodas de Leitura Lélia Gonzalez”
Hilma Ribeiro
Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005), instituição onde também concluiu mestrado (2009) e doutorado em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa (2013). Atualmente é professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando no ensino Básico no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), desde março de 2015. É orientadora de Iniciação Científica e coordenadora do projeto de extensão “Rodas de leitura Lélia Gonzalez”. Se dedica à divulgação de concepções interdisciplinares na área de Língua, Linguística e Literaturas, sobretudo a partir de questões de identidades socialmente apagadas. Trabalha, ainda, com produção de materiais didáticos para a comunidade interna e externa do CAP/UERJ, com vistas à preparação para o acesso ao Ensino Superior, por meio do ENEM, do vestibular da UERJ e de outros vestibulares nacionais.. Como pesquisadora, possui como escopo teórico o “texto” e suas diferentes interfaces pragmáticas, gramaticais, estilísticas e dos estados da arte, sobretudo das experiências identitárias negras em suas literaturas. Foi bolsista de mestrado da FAPERJ, de doutorado da CAPES e fez parte do Programa Nacional de Pós Doutorado em 2014, com bolsa do CNPQ.
Aleska Hessel Cabral
Alexandre Batista
Alexandre Jose Brito Guedes
Bruno Sousa
Camila Correa
Charleston Chaves
Claudia Oliveira
Daniela Porte
Daíse Assunção
Felipe de Alvarenga Ferreira
Felipe de Andrade Constâncio
Gabriel Nascimento Reis
Giuliano Machado Abbagliato
Hilma Ribeiro
Jaqueline Barros
Juliana da Silva Vieira
Juliana Rodrigues da Silva
Letícia Alves Duarte Corrêa
Livia Paiva dos Reys
Luana Cristine da Silva Duarte
Mônica de Souza Pinto
Renata da Silva
Rosane Monteiro do Nascimento
Silvia Adélia Henrique Guimarães
Sueli dos Santos
Welington Silva Santana de Oliveira