A experiência de uma professora no Atendimento Educacional Especializado no ensino remoto
Autoras:
Prof.ª Esp. Fabíola Pires da Gama
Prof.ª Ma. Maria Amábia Viana Gomes
ISBN
978-65-5379-383-5
DOI:
10.47573/aya.5379.1.197
N° páginas:
47
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
24-11-2023
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
Este livro é fruto de dois olhares que se encontraram na ação pedagógica, num fazer complexo, em tempos difíceis que foi o período pandêmico. Coordenadora pedagógica e professora do Atendimento Educação Especializado (AEE) tiveram olhares numa só direção, acolher os estudantes deficientes.
O olhar e acompanhamento da coordenadora pedagógica ao trabalho realizado pela professora, fez percorrer trajetos, trocas de ideias, sugestões, muitas buscas e reflexões de como incluir e trabalhar com os estudantes no formato online.
A professora Fabíola navegou por mares, às vezes calmo e outras turbulentos. O período de pandemia exigiu muito aprendizado, descobertas, muitas tentativas, recomeços em relação a busca dos estudantes e o uso das tecnologias digitais.
O desafio de incluir os estudantes deficientes no ensino presencial é grande, no online utilizamos o superlativo desse adjetivo. Esse livro foi produzido com muito carinho e admiração pelo trabalho desenvolvido pela professora Fabíola Gama, em busca de caminhos que aproximassem, estreitassem os laços entre estudantes, famílias, professora e escola.
O livro apresenta várias discussões significativas e presentes na sociedade contemporânea, entre elas, o atendimento educacional especializado (AEE) e a inclusão; o professor da sala de aula e o estudante com deficiência; atendimento as crianças do AEE no ensino remoto e o trabalho remoto durante a pandemia: desafios e reflexões.
As ideias socializadas e experiências vivenciadas tem o objetivo de contribuir com as reflexões neste campo de estudo, também pontuar como as tecnologias digitais (TD) podem auxiliar pedagogicamente no ensino presencial os estudantes deficientes. O livro nos leva a refletir quanto a educação precisa estar imersa nesse novo contexto, em que as TD fazem parte das práticas sociais de professores e estudantes, a fim de superar alguns obstáculos e construir um novo fazer pedagógico.
Fabíola Pires da Gama
Possui Especialização em Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Alagoas (2012), especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário- UNITER, graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (2006). Atualmente é professora da Sala de Recursos Multifuncional e atua com estudantes com diferentes tipos de deficiência e dificuldades de aprendizagens. É professora vinculada a Secretaria da Municipal de Educação atuando no Ensino Fundamental e professora da Secretaria Estadual de Educação de Alagoas atuando no ensino fundamental II e ensino médio.
Maria Amábia Viana Gomes
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas, pós-graduada em Coordenação Pedagógica (UFAL) e Mestrado em Educação pela mesma universidade (UFAL). Pós-graduação em andamento em Educação Digital pela UNEAD/UNEB. Professora Bolsista pelo Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL), com as disciplinas Didática Geral, Organização e Gestão do Trabalho Escolar, Educação à distância: fundamentos, ambientes e ferramentas, Planejamento Educacional, Docência na Educação Básica, Pesquisa Educacional e Organização da Educação Básica no Brasil. Ministrou nos cursos de Pós -Graduação em Gestão Pública pelo IFAL e Gestão Educacional pela UNOPAR. Atuou na Coordenação Pedagógica de Escola Pública Estadual, no período de 1982 a 2016 e na Faculdade da Cidade de Maceió, no período de 2008 a 2019, ministrou as disciplinas: Prática Pedagógica e Gestão do Trabalho Escolar, Formação de Professores, Estágio Supervisionado em Pedagogia, Avaliação Educacional e Educação a Distância. Atuou como docente e coordenadora do curso de Pedagogia na Faculdade Raimundo Marinho. Atua na coordenação pedagógica de escola pública municipal; Professora bolsista no curso de Pós-graduação de Docência para a Educação Profissional e na Graduação de Ciências Biológicas e Letras do Ifal.