Inserção no mercado de trabalho jurídico e desenvolvimento regional: o percurso profissional dos egressos do curso de direito de uma universidade estadual no sudeste do Tocantins
Autor:
Prof.° Me. Deivison de Castro Rodrigues
ISBN
978-65-5379-348-4
DOI:
10.47573/aya.5379.1.181
N° páginas:
128
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
08-11-2023
Área do Conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Licença:
A educação é um dos pilares da sociedade e por meio dela se obtém o conhecimento. A transformação que ela proporciona pode contribuir de maneira significativa para com o meio social, em todas as suas relações, na transformação do indivíduo e na sua atuação profissional.
Esses elementos convergem para o objetivo deste estudo que consiste em verificar como ocorre a inserção do egresso do curso de Direito da Universidade Estadual do Tocantins, campus Dianópolis/TO, no mercado de trabalho jurídico local e quais são as implicações para o Desenvolvimento Regional.
A primeira parte da pesquisa consistiu no exame das particularidades econômicas da região e das teorias do desenvolvimento econômico, além da análise da educação como capital humano e de sua relação com o Desenvolvimento Regional. Ademais, foi desenvolvida uma pesquisa documental exploratória a respeito da formação acadêmica dos cursos de Direito, quantidade de egressos, número de advogados e o cruzamento deles, além de outros dados governamentais. A segunda parte da pesquisa consistiu na realização de entrevistas semiestruturadas com representantes de órgãos e instituições jurídicas locais e com egressos do curso de Direito da universidade estudada.
Como resultados dos dados documentais, no segmento jurídico da advocacia, verificou-se que o número de habitantes por advogado possui uma média superior ao do estado do Tocantins e a do Brasil, o que favorece a atuação profissional. Os resultados das entrevistas com os representantes da Instituição de Ensino Superior e com os representantes das instituições jurídicas regionais constataram que os egressos do curso de Direito da IES estudada se inserem no mercado de trabalho jurídico da região de forma mitigada, em relação ao serviço público, e de modo mais presente em relação à advocacia.
Entretanto, enquanto na região sudeste do estado a atuação desses profissionais demonstrou haver um bom mercado de atuação, em Dianópolis/TO essas oportunidades estavam em queda, informações que foram confirmadas pelas entrevistas com a amostra dos egressos do curso de Direito. Assim, se nenhuma medida for tomada, o mercado de trabalho jurídico local poderia saturar em poucos anos.
Deivison de Castro Rodrigues
Mestre em Planejamento e Desenvolvimento Regional (Acadêmico) pela Universidade de Taubaté – SP. Pós-graduação em Direito Constitucional Aplicado (2022) pelo Instituto Legale. Pós-graduação em Direito Previdenciário (2014) e LLM em Direito Empresarial (2018) pelo Instituto AVM. Professor Universitário desde 2016. Atualmente, Docente e membro do CEP da Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS, Campus Dianópolis. Advogado e consultor jurídico desde 2012.