Um olhar sobre a contribuição da educação profissional e tecnológica para o projeto de vida do jovem estudante cotista do IFPE Campus Recife
Autores:
Prof.ª Esp. Azenilda de Paula Cabral
Prof.° Dr. Kleber Fernando Rodrigues
ISBN
978-65-5379-344-6
DOI:
10.47573/aya.5379.1.177
N° páginas:
65
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
06-11-2023
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
Esta pesquisa vislumbra discutir sobre o projeto de vida do estudante cotista afrodescendentes, da educação profissional e tecnológica, no ensino médio integrado do Instituto Federal de Pernambuco, Campus Recife. O referencial bibliográfico foi orientado acerca da educação profissional, ensino médio, Juventudes cotistas e Trabalho, que identificam o desejo do jovem cotista negros e pardos, em sua construção futura, orientado por uma formação holística na preparação para a vida. Propondo o trabalho como princípio educativo, elencando em seus princípios que garantem uma formação omnilateral, capaz de gerar sujeitos críticos e colaboradores da transformação social, apoiado nas práticas educativas transversais e interdisciplinares, com vistas a formação integral e inclusiva no mundo do trabalho, através da percepção do referido estudante do ensino médio. O estudo propõe uma abordagem qualitativa sendo a pesquisa desenvolvida através de levantamento bibliográfico e documental, de acordo com as resoluções, diretrizes e normas que compõem os acervos públicos e discursem sobre o assunto. Será utilizada entrevistas semi estruturadas com cinco estudantes cotistas afrodescendentes, do ensino médio integrado do IFPE, Campus Recife, para identificar a percepção deles sobre as contribuições da educação profissional vivenciada e sua emancipação. Será elaborada uma revista em quadrinho digital, como produto educacional, contendo uma biografia com a história de vida dos cinco estudantes cotistas afrodescendentes que foram entrevistados sobre a construção de seu projeto de vida e a sua relação com os referenciais bibliográficos e documentais estudados. A testagem desse produto será realizada pelos discentes entrevistados do IFPE que terão acesso ao material e avaliarão através de depoimentos, se as informações estão pertinentes ao exposto na entrevista. A validação do produto educacional, ocorrerá na apresentação final da dissertação.
Azenilda de Paula Cabral
Graduada em Administração com habilitação em Marketing, Especialização em Docência para Educação Profissional, Gestão Empresarial, Gestão de Pessoas, Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia, Educação Especial e Inclusiva, Tutoria em Educação a Distância, Docência para o Ensino Superior e Mestranda Profissional em Educação Profissional e Tecnológica no IFPE Campus Olinda.
Kleber Fernando Rodrigues
Doutor em Sociologia pela Universidade Sorbonne – Paris 5 – Université Paris Descartes – (2011) – França. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) – Brasil. Graduado em História – Licenciatura Plena – pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru (1990) – Pernambuco – Brasil. Especialista em História Econômica pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru (1995) – Pernambuco – Brasil. É Professor Titular do IFPE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Foi Professor Efetivo da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru – Agosto/1994 até Novembro/2014. Docente vinculado-credenciado ao ProfEPT – Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional – IFPE. Docente e Pesquisador na área da Sociologia e Historia e áreas afins, com ênfase em Teoria Sociológica, atuando principalmente nas seguintes áreas do conhecimento: sociologia do conhecimento, sociologia da religião, sociologia econômica, sociologia política, sociologia da educação, sociologia da saúde, antropologia da saúde, saúde e cidadania, sociologia do cotidiano, sociologia da religião, sociologia do mercado e da sociedade de consumo, metodologia científica, história das Américas, história e historiografia brasileira, história contemporânea, ética e cidadania, história da ciência, engenharia na sociedade contemporânea, multiculturalismo e diversidade, educação inclusiva.