Terapia intensiva Pediátrica: perspectivas, intervenções e relatos de experiência
Organizado por:
Prof.ª Drª. Jaqueline Basso Stivanin
Prof.ª Drª. Jaquiele Jaciara Kegler
ISBN
978-65-5379-455-9
DOI:
10.47573/aya.5379.2.281
N° páginas:
86
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
29-02-2024
Área do Conhecimento
Ciências da Saúde
Licença:
É com grande satisfação que apresentamos o livro “Terapia Intensiva Pediátrica: perspectivas, intervenções e relatos de experiência”. Esta obra reúne uma coletânea de estudos e pesquisas que abordam temas fundamentais no campo da terapia intensiva pediátrica.
Ao longo das páginas deste livro, você encontrará informações valiosas sobre o uso da nutrição enteral em pacientes pediátricos graves, um tema de extrema importância para garantir o adequado suporte nutricional durante o tratamento intensivo. Além disso, será apresentada uma revisão teórica sobre a ventilação mecânica não invasiva (VNI) em pediatria, uma técnica que tem se mostrado eficaz no tratamento de determinadas condições respiratórias em crianças.
Outro aspecto abordado nesta obra é a avaliação da dor em pediatria, com a apresentação de diferentes escalas de avaliação que auxiliam os profissionais de saúde na identificação e manejo adequado da dor em crianças. Também será discutida a expectativa dos pais de crianças com patologias neurológicas em relação à fisioterapia, um tema relevante que busca compreender as necessidades e desafios enfrentados por essas famílias.
Além disso, este livro traz um estudo sobre a prematuridade associada a parturientes submetidas ao parto eletivo, explorando as possíveis complicações e cuidados necessários nesses casos específicos. Por fim, será discutida a psicanálise, com foco na livre associação e nos desafios enfrentados atualmente nessa abordagem terapêutica.
Esperamos que esta obra contribua para o avanço do conhecimento na área da terapia intensiva pediátrica, fornecendo informações atualizadas e relevantes para profissionais de saúde, pesquisadores e estudantes interessados no tema. Desejamos a todos uma excelente leitura e que este livro seja uma fonte de inspiração e aprendizado.
Boa leitura!
Jaqueline Basso Stivanin
Fisioterapeuta graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Mestre em Saúde da Criança, pela Pontifícia Universidade Católica do RS-PUCRS, Porto Alegre (2012). Formada na licenciatura do Programa Especial de Graduação de Formação Pedagógica de Professores (PEG/UFSM/ 2012-2013). Doutora em Saúde da Criança pela Pontifícia Universidade Católica do RS-PUCRS, Porto Alegre (2015). Pesquisadora na área de neonatologia, fisioterapia respiratória e surfactante pulmonar. Especialista em Pediatria e Saúde da Criança reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional /Coffito (2014). Especialização em Fisioterapia Respiratória pela Faculdade Batista de Minas Gerais (2021). Especialista em Fisioterapia intensiva pela FAMART (2022). Especialização em andamento de Fisioterapia Intensiva pediátrica e Neonatal pela Prominas (2023). Fisioterapeuta da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do HUSM/EBSERH, desde 2014.
Jaquiele Jaciara Kegler
Enfermeira da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). Graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Especialista em Enfermagem em UTI Pediátrica e Neonatal pela Faculdade Unyleya. Mestra em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da UFSM. Doutora em Enfermagem pelo PPGEnf/UFSM. Integrante do Grupo de Pesquisa Saúde do Neonato, Criança, Adolescente e Família. Atua nas temáticas: saúde do neonato, cateter central de inserção periférica (PICC), intensivismo neonatal, estresse de pais e assistência à família.
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20