Desafios da educação na contemporaneidade 12
Organizado por:
Prof.° Dr. Alderlan Souza Cabral
ISBN
978-65-5379-392-7
DOI:
10.47573/aya.5379.2.251
N° páginas:
153
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
30-11-2023
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
No volume 12 da coleção “Desafios da educação na contemporaneidade”, mergulhamos em temas essenciais para entender e melhorar a educação de hoje. Este livro é um convite à reflexão e à ação para todos envolvidos no campo educacional.
Começamos explorando a gestão escolar, tanto pela lente dos gestores quanto pela ótica administrativa, destacando a importância de lideranças fortes e organizadas para o sucesso das escolas. A formação de professores é abordada com ênfase na prática docente e na especial atenção à inclusão de alunos com deficiência auditiva.
A alfabetização de jovens e adultos ganha destaque, questionando como os professores estão sendo preparados para esse desafio. O avanço tecnológico, representado pela inteligência artificial, é analisado pelo impacto que pode ter na maneira de ensinar e aprender.
O livro também examina as práticas de avaliação externa no Brasil, com foco na realidade do Amazonas, e as expectativas dos alunos que começam na Universidade Federal do Norte do Tocantins. A ludicidade é apresentada como uma estratégia valiosa para o ensino da língua portuguesa, enquanto os transtornos de aprendizagem são discutidos para melhor compreensão e abordagem por parte dos educadores.
Finalizamos com uma análise dos desafios impostos pela reforma do ensino médio ao ensino técnico, um tema de grande relevância para a educação profissionalizante.
Esperamos que este livro seja uma ferramenta útil e esclarecedora, capaz de inspirar melhorias práticas na educação.
Boa leitura!
Dr. Alderlan Souza Cabral
Possui graduação em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Luterana do Brasil (2010), graduação em Logística pela Universidade Luterana do Brasil (2012), mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol (2017) e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol (2019). Atualmente é doutor orientador temporário – UNITI BRASIL, estatutário da Prefeitura Municipal do Careiro da Vázea e estatutário da Prefeitura Municipal de Autazes. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em orientação de Metodologias Técnicas Científicas com mais 490 orientações entre Mestrado e Doutorado.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8583035818376126
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20