Saúde da criança e do adolescente: desafios e perspectivas – Vol. 5
Organizado por:
Prof.° Esp. Daniel Fernando Ribeiro
Prof.° Dr. Adriano Mesquita Soares
ISBN
978-65-5379-431-3
DOI:
10.47573/aya.5379.2.267
N° páginas:
68
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
31-01-2024
Área do Conhecimento
Ciências da Saúde
Licença:
Saúde da criança e do adolescente: desafios e perspectivas – Volume 5, é uma obra atual que toca em pontos cruciais da saúde infantil e juvenil, explorando tanto as dificuldades quanto as soluções possíveis para cuidar melhor dessa população. Este livro é composto por cinco capítulos, cada um focando em um tema específico, desde a fisioterapia até os impactos da pressão dos estudos.
O livro começa discutindo como a fisioterapia pode ajudar na saúde das crianças, apontando os desafios dessa prática e como pode ser melhor integrada ao cuidado infantil. Em seguida, mergulha na saúde mental de crianças e adolescentes, mostrando como é complicado identificar e tratar problemas psicológicos nessa idade, mas também apresentando novas formas de avaliação.
O terceiro capítulo é sobre o cerebelo e seu papel não só no movimento, mas também na cognição, abrindo portas para novas abordagens de aprendizado e terapia. O livro também trata de temas sensíveis como alienação parental e abandono afetivo, explorando suas consequências na saúde mental dos jovens e sugerindo formas de lidar com essas situações.
Por fim, o livro aborda a pressão dos estudos pré-vestibulares e como isso afeta as relações sociais e a saúde emocional dos adolescentes, propondo maneiras de aliviar essa pressão.
Essencial para profissionais da saúde, educação, psicologia, responsáveis e políticos, este livro é um guia para entender e melhorar a saúde e o bem-estar de crianças e adolescentes.
Boa leitura!
Daniel Fernando Ribeiro
Enfermeiro formado pela faculdade de Pato Branco – (FADEP). Pós-graduação Urgência, Emergência e Atendimento Pré – hospitalar – UNIAMERICA. Pós-graduação Enfermagem em Urgências e Emergências em Pediatria e Neonatologia – Univitória. Pós-graduação Enfermagem em UTI – Univitória. Curso de Extensão NHCPS PALS – Postgraduate Institute for Medicine, Englewood. Curso de Extensão Pré Hospitalar Trauma Life Support (Phtls). Curso de Extensão Suporte Avançado De Vida Em Cardiologia – Univitória e AHA. Curso de Formação de Multiplicadores em Urgências e Emergências em Saúde Mental – MS e SAMU DF. Curso de Extensão – APH de combate – Marc1 para equipes de socorristas, Polícia Civil do Paraná. Curso de Extensão Transporte Aeromédico – IESSP. Instrutor do Núcleo de Educação Itinerante NEI – SAMU 192. Instrutor Stop The Bleed. Instrutor Instituto INTAPH.
Adriano Mesquita Soares
Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR/PG, linha pesquisa em Gestão do Conhecimento e Inovação e Grupo de pesquisa em Gestão da Transferência de Tecnologia (GTT). Possui MBA em Gestão Financeira e Controladoria pelo Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais onde se graduou em Administração de Empresas (2008). É professor no ensino superior, ministrando aulas no curso de Administração da Faculdade Sagrada Família – FASF. É editor chefe na AYA Editora.
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20