Educação especial e inclusiva: perspectivas, relatos e evidências – Vol. 4
Organizado por:
Prof.ª Ma. Denise Pereira
ISBN
978-65-5379-441-2
DOI:
10.47573/aya.5379.2.273
N° páginas:
145
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
31-01-2024
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
A educação inclusiva tem se firmado como um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária. “Educação especial e inclusiva: perspectivas, relatos e evidências – Volume 4” é uma obra que se propõe a mergulhar nas diversas facetas desta área vital, trazendo ao leitor um leque de estudos, análises e relatos que ilustram tanto os desafios quanto as conquistas no caminho da inclusão escolar.
Este volume inicia sua jornada abordando a inclusão de alunos autistas na educação infantil, trazendo à tona as estratégias e os obstáculos enfrentados por educadores nesse contexto inicial de aprendizagem. A transição desses alunos para o 1º ano do Ensino Fundamental I, especialmente em uma escola estadual na zona norte de Manaus, é discutida no capítulo seguinte, evidenciando as dificuldades específicas desse processo de adaptação.
A obra segue explorando a importância da promoção da autonomia e da coparticipação em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), apresentando experiências e estratégias pedagógicas que visam a inclusão efetiva desses alunos. A questão da comunicação com crianças autistas é também contemplada, destacando a relevância da conquista da serenidade instrucional.
As histórias em quadrinhos, em particular as de Maurício de Sousa, são analisadas como poderosos instrumentos de incentivo à leitura e promoção da inclusão social, ilustrando como a arte pode ser uma aliada na educação inclusiva. A educação física é discutida em dois capítulos consecutivos, enfatizando seu papel cruciais como ferramenta de inclusão.
O ambiente escolar como um todo é examinado sob a ótica da inclusão de pessoas com deficiência, apontando tanto para o papel das redes educacionais na promoção dessa inclusão quanto para as perspectivas inclusivas reveladas por documentos oficiais na educação infantil.
A importância das tecnologias digitais de informação e comunicação na educação especial inclusiva é destacada, sublinhando como essas ferramentas podem ser empregadas para superar barreiras e promover o aprendizado. Por fim, a interação entre a fisioterapia e as escolas de ensino regular no contexto de crianças com paralisia cerebral é analisada, oferecendo uma visão abrangente das possibilidades de integração e suporte.
“Educação especial e inclusiva: perspectivas, relatos e evidências – Volume 4” representa uma contribuição significativa ao campo da educação, fornecendo aos leitores uma compreensão profunda dos desafios, estratégias e sucessos na jornada rumo a uma educação verdadeiramente inclusiva. Este livro é uma leitura essencial para educadores, pesquisadores, estudantes e todos aqueles comprometidos com a construção de um ambiente educacional inclusivo que acolha e valorize a diversidade humana.
Boa leitura!
Denise Pereira
Mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG), Especialista em História, Arte e Cultura, (UEPG), Especialista em Tecnologias Educacionais, Gestão da Comunicação e do Conhecimento (CENSUPEG); Especialista em Docência do Ensino Superior, Gestão e Tutoria EAD (FABRAS); Especialista em Gestão Educacional (IBRA), Graduada em História (UEPG) e Graduada em Pedagogia (IBRA). Atualmente Professora/Tutora Ensino a Distância da UEPG, Professora Orientadora de TCC da UFRN, Coordenadora Geral Acadêmica da FASU.
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20