Visão docente sobre o uso de estratégias metodológicas em escolas de Campina Grande-PB
Organizado por:
Elder Alves de Lima
ISBN
978-65-5379-321-7
DOI:
10.47573/aya.5379.1.166
N° páginas:
58
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
07-10-2023
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
Prezados leitores,
Devido ao grande crescimento tecnológico nos dias atuais, observa-se que as informações chegam rapidamente ao cotidiano dos jovens, há uma necessidade do professor acompanhar esse ritmo, para assim se adequar a necessidade do aluno. As estratégias didáticas podem ser entendidas como táticas que vão servir de auxilio para o professor na busca por uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem. Devido à relevância desse tema para o âmbito escolar esse trabalho teve como intuito verificar qual a importância das estratégias metodológicas no aprendizado dos educandos na visão de professores de biologia. O trabalho foi realizado em 7 escolas do município de Campina Grande, Paraíba. Tratou-se de uma pesquisa empírica e de caráter qualitativo e quantitativo; ao todo foram entrevistados 14 professores, através da aplicação de um questionário, com intuito de obter informações referentes à importância atribuída por estes a utilização de estratégias metodológicas diversificadas. Os dados foram tabulados e dentro de cada questão formulada as respostas mais similares foram utilizadas para dar consistência à discussão dos dados. A análise dos dados coletados a partir das respostas dos professores permitiu concluir que as estratégias metodológicas são importantes para o aprendizado dos alunos, pois estas favorecem as aulas e elevam o nível de aprendizado dos alunos e estimulam estes fazendo com que se tornem os principais personagens do processo de ensino e aprendizagem, porém muitas vezes os professores ficam impossibilitados de utilizarem essas estratégias devido as dificuldades no âmbito educacional, por isso é necessário que se tenha um maior investimento na educação para que o professor tenha boas condições de trabalho, além disso, é necessária uma formação contínua para os professores, que permitam a eles uma reflexão sobre sua prática docente e com isso seja possível oferecer uma educação de qualidade aos alunos, mesmo em meio a tantas adversidades.
Boa leitura!
Elder Alves de Lima
Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba (2019).
Especialista em Docência para Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (2023)..