Corpo e movimento: corporeidade e desenvolvimento infantil
Organizado por:
Prof.ª Ma. Priscilla Gonçalves de Azevedo
Prof. ª Dr.ª Bianka Pires André
ISBN
978-65-5379-295-1
DOI:
10.47573/aya.5379.2.209
N° páginas:
58
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
11-09-2023
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
A obra intitulada “Corpo e movimento: corporeidade e desenvolvimento infantil”, divulga sobre as discussões sobre o universo da corporeidade e os gestos, bem como sua importância para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil. Essa temática advém da experiência vivenciada no estágio docente, desenvolvido pela aluna Me. Priscilla Gonçalves de Azevedo, do Programa de Pós-graduação (Doutorado) em Cognição e Linguagem da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF, supervisionado pela professora Dra. Bianka Pires André.
Esse livro surgiu a partir do diálogo entre a doutoranda e as alunas do curso de Licenciatura em Pedagogia da UENF, nas aulas da disciplina Corpo e Movimento, ministrada no período de março a julho de 2022.
Durante as aulas, entre diversas atividades teóricas e práticas, utilizou-se das metodologias ativas, sala de aula invertida, com pesquisas, apresentações de seminários, elaboração de artigos científicos sobre diferentes temáticas e aulas práticas, nos quais as alunas puderam experimentar diversas dinâmicas, jogos, brincadeiras, danças e a expressividade por meio do gestual, além de uma aula particular de Yoga para auxílio na compreensão da promoção da consciência corporal com um instrutor convidado, Ítalo Campinho.
Como principal resultado, proporcionou-se a compreensão de que os estudos, bem como as práticas corporais, especialmente na infância, são tão importantes como todos os outros trabalhos pedagógicos. Ao falar da corporeidade, o corpo, por meio de movimentos, amplia suas dimensões e passa a ser além do físico, entende-se que o corpo é motor, mas também afetivo, cognitivo e social. Como afirma o filósofo Merleau-Ponty (1999) as necessidades físicas e materiais auxiliam o ser humano, nesse caso, a criança que cuida de si e do outro, possui sentimentos, é tocado e toca, vivencia o aprendizado por meio das experiências através do seu repertório de movimentos. Portanto, o ser humano constantemente procura almejar o equilíbrio como alguém que sente, pensa, se movimenta e se socializa.
Entre os capítulos, iniciamos com “Uma análise da disciplina Corpo e Movimento na Educação Infantil, das autoras Iana Clóris da Rocha Pereira, Iorrana Barbosa Pessanha e Priscilla Gonçalves de Azevedo, com o objetivo de fazer uma análise da disciplina Corpo e Movimento na Educação Infantil e relacioná-la a complexidade de descobrir o corpo e os movimentos durante a Educação Infantil, pois há a necessidade da criança em compreender suas funções motoras e estabelecer uma relação entre os movimentos e os indivíduos, incluindo suas emoções, sentimentos e experiências vividas.
O segundo texto que compõe esse livro tem como título “Desenvolvimento infantil: uma jornada através do corpo e movimento de Flávia Barreto Leal e Priscilla Gonçalves de Azevedo, indicam que é pelo corpo que há a expressão de diversas formas de linguagem, emoções, sentimentos, desejos, cultura e a própria identidade, tendo em vista que antes e após o desenvolvimento da habilidade linguística, nos comunicamos com o corpo.
Na sequência compondo o terceiro capítulo intitulado “A aprendizagem na educação infantil por meio do corpo e movimento de Thais Pereira Soares e Priscilla Gonçalves Azevedo, tem o objetivo de compreender a importância do corpo e do movimento na vida de todas as crianças, por meio das brincadeiras, podendo promover atividades práticas, desenvolvendo o aprendizado nos aspectos físicos, social, cultural, afetivo, emocional, cognitivo e motor.
No quarto capítulo “O corpo, o movimento e a ludicidade na educação infantil de Izabela Miranda de Barros e Priscilla Gonçalves Azevedo, com o trabalho que busca explicar como o corpo e seus movimentos corporais desempenham um papel fundamental na vida das crianças, auxiliando e contribuindo para o seu desenvolvimento. Deste modo, a partir do lúdico na educação Infantil, que os profissionais da educação poderão trabalhar os movimentos e as expressões corporais promovendo o desenvolvimento do corpo e e do intelecto. Por meio do lúdico e da utilização dos movimentos corporais, os alunos irão se motivar para aprender, estudar e conhecer uns aos outros e a si mesmo.
No quinto capítulo, com enfoque principal na inclusão, “O deficiente visual no mundo da dança: percepções e sensações” de André Luiz Fernandes Dias, Elisângela Matos de Oliveira Souza e Priscilla Gonçalves Azevedo, trata da importância da ligação e interação da dança no âmbito da deficiência visual e a necessidade do desenvolvimento do deficiente visual ao experimentar novas sensações por meio do corpo e percebendo seus sentidos. Compreender que a dança é considerada uma das artes mais antigas do mundo, proporcionar ao deficiente visual um caminho de descobertas através do movimento se encontrando como ser no mundo por meio de experiências vivenciadas e estabelecidas entre o mundo e as coisas. Assim, a dança pode e deve fazer parte do universo do deficiente visual como alternativa de melhorar a sua autonomia, segurança, autocuidado e qualidade de vida.
Por fim, o sexto capítulo intitulado “Contribuições da prática da Dança na Educação Infantil” de Ana Paula Jardim Curty de Souza e Priscilla Gonçalves Azevedo, pretende abordar aspectos que envolvem as contribuições da Dança e sua importância para o desenvolvimento da criança, compreendendo suas necessidades e sua aplicabilidade para a ampliação das habilidades corporais, bem como a prática da Dança na primeira infância e sua contribuição para o desenvolvimento psicomotor, cognitivo e afetivo na Educação Infantil.
Para construção desse livro, busca-se apresentar a sobre a relevância do ensino das práticas corporais na Educação Infantil voltadas para o desenvolvimento da criança, almejando alertar e incentivar a implementação e valorização de atividades por meio do corpo e do movimento no universo escolar. Ao mesmo tempo, constata-se que os esforços dos autores, por meio de suas pesquisas e experiências, em valorizar o processo ensino-aprendizagem por meio do recurso de atividades de expressão corporal de forma interdisciplinar.
Boa leitura!
Priscilla Gonçalves de Azevedo
Doutoranda em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF. Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF (2019). Especialista em História e Cultura Indígena e Afro-brasileira – FAMART, Psicopedagogia institucional e Psicomotricidade – IBRA, Docência no Ensino de Dança – UNIBF, Arte e Cultura: Linguagens, práticas e discursos com enfoque psicopedagógico – ISECENSA, Arte-Educação-Recreação – UNIFLU e Gestão Integradora – FABRAS. Graduada em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO, em Pedagogia pela Faculdade FABRAS e em Teatro pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro. Profissional da Dança pelo Sindicato de Profissionais da Dança do Estado do Rio de Janeiro – SPDRJ. Docente nos municípios de Campos dos Goytacazes e Macaé, atuando nos anos finais do ensino fundamental e na coordenação de Educação Física da SEDUCT, como colaboradora do grupo de pesquisa e desenvolvimento de material pedagógico, projetos e eventos. Docente do curso de Graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Educação Física nos Institutos Superiores de Ensino no CENSA – ISECENSA. Integrante do Grupo Experimental em Práticas Musicais – GEPMU/UENF, com enfoque em pesquisas que associam o papel da dança, bem como da corporeidade como componente cultural e integrador no ensino de crianças e adolescentes, além de pesquisas sobre a importância das disciplinas relacionadas ao corpo e movimento na formação de professores. Autora do livro: Mana-Chica do Caboio: nos passos da Dança Fluminense, publicado pela Editora CRV.
Bianka Pires André
Doutora em Educação pela Universidade de Barcelona (UB), Master em Comunicação e Educação pela Universidade Autonoma de Barcelona (UAB). Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trabalhou em Barcelona como pesquisadora vinculada ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC). Atualmente Professora Associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) no Laboratório de Estudo da Educação e Linguagem (LEEL/CCH), atuando como professora e coordenadora da disciplina de Didática no Curso de Pedagogia, professora do Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem (PGCL/UENF), responsável pela disciplina de Questões Didáticas no Ensino Superior e Afetividade, Linguagem e Cultura: o novo cotidiano escolar, e pesquisadora colaboradora do Grupo de Estudos da Educação, Tecnologia da Comunicação e Informação (GETIC/CNPQ), do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM/UFRJ) e do Grupo de Pesquisa em Educação, Migração e Infância (EMIGRA/UAB).
Ana Paula Jardim Curty de Souza
Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Bolsista de Iniciação Científica nota 10 com a pesquisa “Uma análise a formação do professor universitário através das competências pedagógicas oferecidas pelos cursos de pós-graduação no Rio de Janeiro” com orientação da Prof. Doutora Bianka Pires André.
André Luiz Fernandes Dias
Graduando no curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF. Pesquisas nas áreas de Educação Infantil e inclusão.
Elisângela Matos de Oliveira Souza
Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF. Assistente Social formada pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Licenciada em Pedagogia pela UENF. Concluiu Curso de Aperfeiçoamento em Deficiência Mental – Educação Inclusiva pela Unirio, Áreas de Pesquisa: Educação, Inclusão, Formação de Professores, Mediação escolar, EJA, Políticas Sociais, Políticas Públicas.
Flávia Barreto Leal
Graduanda no curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF. Professora de Inglês como segunda língua na Escola de Idiomas Vostè.
Iana Clóris da Rocha Pereira
Graduada no curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF. Atuando como mediadora escolar pela prefeitura municipal de Campos dos Goytacazes.
Iorrana Barbosa Pessanha
Graduada no curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF. Bolsista em projeto de extensão na Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF, no Laboratório de Estudo da Educação e Linguagem LEEL/CCH (2018-2019). Possui curso técnico em Logística pelo SENAC (2013) e curso técnico em Administração pelo SENAC (2016).
Izabela Miranda de Barros
Graduanda no curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF. Os dois primeiros períodos foram cursados na Universidade Estadual de Minas Gerais – UEMG, onde desenvolveu os primeiros artigos.
Thais Pereira Soares
Graduanda no curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF.
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20