Peptídeos obtidos da caseína bovina: produção e benefícios à saúde
Autora:
Prof.ª Dr.ª Thais Regina Mezzomo
ISBN
978-65-5379-285-2
DOI:
10.47573/aya.5379.1.154
N° páginas:
119
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
19-08-2023
Área do Conhecimento
Ciências da Saúde
Licença:
É reconhecido que peptídeos, e não apenas aminoácidos, são os principais produtos da digestão proteica do leite. Os peptídeos com atividade biológica, ou peptídeos bioativos, são caracterizados por uma sequência de aminoácidos inativos no interior da proteína precursora, liberados mediante hidrólise química ou enzimática, e passam a exercer determinadas atividades biológicas.
Há grande interesse no estudo da relação entre nutrição e imunidade devido à hipótese de que o consumo de determinados alimentos pode reduzir a susceptibilidade e/ou a progressão de doenças associadas ao sistema imune. O objetivo desse trabalho foi produzir, caracterizar e conhecer as atividades biológicas de caseinofosfopeptídeos (CPP) nas respostas inflamatória, antimicrobiana e antioxidante.
Para tanto, CPP foram produzidos por hidrólise tríptica do caseinato de sódio, seguida de precipitação ácida, agregação mineral e precipitação com etanol, sob as condições de 2 e 4 horas de hidrólise, à 37ºC e 50ºC. Em seguida, foram caracterizados através de avaliação da composição centesimal, Eletroforese em Gel de Poliacrilamida, Espectrometria de Massas e por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência.
Posteriormente, leucócitos humanos de indivíduos sadios foram utilizados nos seguintes ensaios: (a) expressão das integrinas LFA-1, VLA-4 e VLA-5 por citometria de fluxo; (b) quimiotaxia de granulócitos em câmaras de Boyden, (c) atividade antimicrobiana para Escherichia coli e Salmonella enteritidis em teste de microdiluição em caldo e (d) determinação da capacidade antioxidante, usando os métodos de redução do fosfomolibdênio e espécies reativas do ácido tiobarbitúrico (TBARS).
Os resultados mostraram que os CPP apresentam baixo peso molecular e elevados teores proteico e mineral; quanto ao perfil aminoacídico, apresentam elevada e diferenciada quantidade de ácido glutâmico e serina, conforme o processo de obtenção. Quanto às atividades biológicas, os CPP não influenciaram a expressão de LFA-1. Para VLA-4, entretanto, os CPP 2h/37ºC diminuíram significativamente a expressão em linfócitos, CPP 2h/50ºC diminuíram significativamente a expressão em granulócitos, e os CPP 4h/37ºC e 50ºC aumentaram significativamente a expressão da mesma integrina em granulócitos. Em relação à VLA-5, os CPP 4h/37ºC e 50ºC aumentaram significativamente sua expressão em linfócitos e granulócitos.
Os CPP 4h/37ºC e 50ºC apresentaram habilidade em promover significativamente a locomoção de granulócitos, em contraste com os CPP 2h/37ºC e 50ºC, que a inibiram. Todos os hidrolisados apresentaram atividade antimicrobiana para E. coli e S. enteritidis. Mostraram-se, também, dotados de capacidade antioxidante, a qual foi melhor revelada pelo ensaio do TBARS.
Os resultados deste trabalho indicam, pela primeira vez, que CPP podem contribuir para com a resposta inflamatória não específica e, por apresentarem atividades antimicrobiana e antioxidante, podem ser úteis na promoção da saúde e em situações especiais que envolvem pacientes desnutridos e imunodeprimidos ou com comprometimento gastrintestinal decorrente de inflamações.
Thais Regina Mezzomo
A autora graduou-se em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC) em 2006, especializou-se em Terapia Nutricional com Treinamento em Serviço pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2008), e em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia (PUCPR, 2012), é mestre em Segurança Alimentar e Nutricional (UFPR, 2013) e Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente (UFPR, 2022). Foi nutricionista coordenadora do Serviço de Nutrição da Policlínica Pato Branco, nutricionista clínica e vice-presidente da Comissão de Qualidade do mesmo hospital, atuou em consultório, como docente e supervisora de estágio em cursos de graduação em Nutrição, em cursos de pós-graduação, foi coordenadora de curso de graduação e de pós-graduação em Nutrição. Atualmente atua no ensino superior, ministra cursos de pós-graduação, palestras e dedica-se à pesquisa científica na área de diagnóstico e aplicação de estratégias em Nutrição.