- +55 (42) 3086-3131
- +55 (42) 9 9906-0630
- Seg - Sex: 9:00 - 11:30 | 13:00 - 18:00

Súmulas à luz da Teoria dos Precedentes brasileira
Autor:
Markson Valdo Monte Rocha
ISBN
978-65-5379-290-6
DOI:
10.47573/aya.5379.1.158
N° páginas:
72
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
18-08-2023
Área do Conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Licença:
21
Sobre o Livro
Sobre o Autor
Sobre o Livro
O Código de Processo Civil de 2015 modificou o paradigma de análise processual pelo Poder Judiciário. A crise do Judiciário faliu definitivamente a visão de que encerrar um elevado quantitativo de processos representa atender a demanda por Justiça.
Deste modo, adentramos na “Era da Argumentação”, posto que tornou-se notório que garantir segurança jurídica, por meio do desenvolvimento hermenêutico das questões fáticas e jurídicas, é a forma mais eficaz de reduzir o exaustivo trabalho do Poder Judiciário, já que inibe a litigância lotérica.
Neste contexto, incluem-se os enunciados sumulares. Eles também deixaram de ser meros enunciados que definem resoluções jurídicas de forma antecipada, para serem enunciados que catalogam a argumentação e, por meio do poder simbólico, colaboram na definição e publicidade de sentidos.
Corroborando esse entendimento, o Código de Processo Civil de 2015 previu mecanismos que colaboram na vinculatividade dos pronunciamentos judiciais. Todo este cenário é o meio pelo qual os operadores do direito colaborarão no exercício de um processo civil constitucional e democrático com vistas a garantir os direitos fundamentais dos jurisdicionados, entre eles o de uma decisão fundamentada. As súmulas incluem-se neste cenário, são compatíveis e possuem normatização capazes de lhes fazerem ter êxito nos novos paradigmas procedimentais.
Sobre o Autor
Markson Valdo Monte Rocha
Analista Jurídico do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2018). Atualmente, cursa o mestrado acadêmico em Direito pela UFPE, na linha de pesquisa de Jurisdição e Processos Constitucionais. Atuou como professor universitário da Faculdade Santa Helena. Foi intercambista no CADE. Co-autor do livro distribuição e redistribuição de renda – um ideal possível por meio da tributação. Publicou diversos artigos em revistas especializadas.
Ler On-line
