Construção de uma cartilha regional de aplicação das normatizações do conselho escolar nas escolas estaduais do município de Apuí no estado do Amazonas
Autor:
Prof.° Me. Gevan Pires Barbosa
ISBN
978-65-5379-289-0
DOI:
10.47573/aya.5379.1.157
N° páginas:
124
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
17-08-2023
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
Esta obra traz uma ótica de replanejamento da gestão democrática como processo intencional e sistemático de chegar a uma decisão e fazê-la funcionar, mobilizando meios e procedimentos para se atingir os objetivos da instituição escolar, envolvendo os aspectos pedagógicos, técnico-administrativos e gerenciais do processo escolar, voltado para construção de uma cartilha informativa sobre o que é o conselho escolar e sua atuação junto à gestão demográfica.
O objetivo central é analisar a Gestão Democrática que pode proporcionar um ambiente colaborativo para construção de uma cartilha regional de aplicação das normatizações do Conselho Escolar nas escolas Estaduais do município de Apuí no Estado do Amazonas, Brasil. Acredita-se que esta pesquisa tem grande importância não só para a comunidade envolvida, mas também para a sociedade em geral, pois a ação democrática e participativa tem reflexos positivos de grande amplitude que vão além dos muros da escola.
Desta forma, espera-se identificar o grau de envolvimento e participação da comunidade da referida escola no seu processo de gestão democrática, bem como analisar a postura assumida pelo gestor e demais funcionários diante desse processo. Isso proporcionará um momento privilegiado de reflexão coletiva onde envolver a Metodologia abordagem qualitativa e quantitativa – misto, delineada pela pesquisa-ação como um recurso metodológico para atender os objetivos, tendo em vista os conhecimentos e usos das Legislação e processo tecnológico na busca de conhecimento e nas práticas in loco.
Competências para lidar com os desafios constantes das mudanças que incorporam as inovações tecnológicas. O diálogo entre família e gestão escolar abre caminhos para mais segurança entre ambas. A instituição deve sempre informar sobre a proposta pedagógica, calendário escolar, conteúdo programático, semana de provas e atividades extracurriculares. Essas práticas conquistam a confiança das famílias e demonstram credibilidade e organização por parte da escola.
Gevan Pires Barbosa
Gevan Pires Barbosa
Possui graduação em Normal Superior pela Universidade do Estado do Amazonas (2008) e graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2010). Atualmente é servidor estatutário – Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino, no cargo de Pedagogo (Coordenador Pedagógico). É Especialista em Tecnologias em Educação pela PUC/Rio (2010) e Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora-MG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.