Educação: um universo de possibilidades e realizações 9
Organizado por:
Prof.ª Ma. Tânia Maria de Carvalho Câmara Monte
ISBN
978-65-5379-399-6
DOI:
10.47573/aya.5379.2.261
N° páginas:
144
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
16-12-2023
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
No volume 9 da nossa série “Educação: um universo de possibilidades e realizações”, mergulhamos em uma jornada que revela a vastidão e a importância da educação em várias frentes. Cada capítulo é uma janela para um aspecto diferente do aprendizado, começando com a matemática básica, essencial para o desenvolvimento intelectual, até as práticas inclusivas e o uso da tecnologia no ensino.
Em nossa abertura, discutimos as dificuldades comuns no aprendizado da matemática, um alicerce para outras áreas do conhecimento. Avançamos para a leitura e escrita, onde projetos de intervenção mostram como podemos superar barreiras no processo de ensino. A função vital do professor de história na Educação de Jovens e Adultos é destacada, reconhecendo os desafios e as oportunidades únicas dessa modalidade de ensino.
O comportamento dos adolescentes com TDA/H e o papel da avaliação neuropsicológica ganham um olhar atento, assim como a influência da saúde mental no aprendizado nessa fase da vida. A importância do desenho na primeira infância é apontada como crucial para o desenvolvimento criativo e emocional, assim como o valor educativo das brincadeiras e dos brinquedos é examinado com foco na inclusão.
A educação especial e a inclusiva são discutidas, marcando a necessidade de atenção e estratégias adequadas para integrar todos os alunos, incluindo aqueles com autismo. Por fim, refletimos sobre como as tecnologias digitais podem ser poderosas aliadas para enriquecer o aprendizado de alunos com altas habilidades, mostrando a importância da inovação educacional.
Este livro é um convite para explorar e expandir as possibilidades que a educação oferece, apresentado de forma clara e acessível, pensado para educadores, estudantes e todos os entusiastas da educação.
Boa leitura!
Tânia Maria de Carvalho Câmara Monte
Mestra em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Especialista em Filosofia e Psicologia Transpessoal, Neuropsicopedagoga Clínica, Institucional e Hospitalar. Graduada em: Turismo, Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica. Orientadora de trabalhos científicos na graduação e pós graduação, com 18 artigos internacionais publicados, 3 capítulos de livros, sendo um em Portugal e diversos artigos nacionais em diversas áreas como: Educação, Gestão e Psicologia, Avaliadora das Revistas: Cadernos de Pedagogia – UFSCar, Interfaces da Educação, Inter-Legere – UFRN, Psicologia, Diversidade e Saúde Pública e RBE – Revista Brasileira de Educação. Possui experiência nas áreas de Educação, com ênfase em Inclusão e competências Socioemocionais e Psicologia, com ênfase em Treinamento de Pessoal Pesquisadora da base de pesquisa: Saúde, Trabalho e Meio Ambiente, Gestão Emocional e Consultora Empresarial em Recursos Humanos, Recrutamento e Seleção, Treinamento e Capacitação, Qualidade de Vida e Saúde Ocupacional e Coach Corporativo Transpessoal. Coordenadora do MBA em Gestão de Pessoas, Professora Conteudista e Tutora do Núcleo á Distância da UNIFACEX.
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20