É com grande satisfação que apresentamos o volume 4 da obra “Leitura, literatura e produção textual: práticas pedagógicas inovadoras”. Nesta edição, avançamos em nossa jornada exploratória, cruzando os caminhos da literatura, da pedagogia e do contexto social em constante evolução.
Começamos com a inspiradora história de Malala, a jovem que lutou pelo direito à educação. Sua narrativa nos faz refletir sobre a importância da escola na formação de indivíduos conscientes e ativos na sociedade.
Em seguida, somos levados às linhas do cordel, um rico instrumento pedagógico intercultural. Aqui, a arte literária popular se revela uma poderosa ferramenta para o intercâmbio cultural e linguístico, proporcionando uma aprendizagem significativa e enriquecedora.
A necessidade de preparar os educadores para a era digital é o foco da discussão subsequente. Enfatizamos a importância de adaptar as práticas pedagógicas tradicionais às novas tecnologias e exploramos os desafios inerentes a essa adaptação.
Avançando em nossa exploração, nos deparamos com uma análise aprofundada da linguagem em um contexto digital, especificamente em conversações no Facebook. Este é um olhar atento à forma como interagimos socialmente na era da internet.
Em seguida, lançamos um olhar crítico sobre a representação da violência doméstica e a desigualdade de gênero na mídia. Este é um convite a pensar criticamente sobre a informação que consumimos e como ela molda nossa percepção do mundo.
A reflexão sobre o discurso da culinária Light/Diet nos oferece uma perspectiva nova sobre como a linguagem influencia nossa percepção da alimentação saudável e do corpo, abrindo caminho para uma discussão sobre identidade e subjetividade.
Concluímos com uma discussão sobre a importância do jogo na educação infantil, refletindo sobre como as atividades lúdicas podem ser usadas para promover o aprendizado e desenvolver habilidades comunicativas nas crianças.
Esperamos que este volume proporcione estímulos para o diálogo, a reflexão e uma compreensão crítica de questões contemporâneas no campo da pedagogia.
Desejamos a todos uma leitura enriquecedora.
Prof.ª Ma. Patricia Ferreira dos Santos
Organizadora
Patricia Ferreira dos Santos
Possui Mestrado em Letras pela Universidade do estado do Rio Grande do Norte (UERN) em 2019; graduação em Pedagogia pela Faculdade Kurios (FAK) em (2018) e graduação em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em (2014). Pós- graduação em Docência e Gestão na Educação à Distância pelo Instituto Superior de Educação do CECAP em 2018; Pós- graduação em Gestão, Supervisão e Orientação Educação pela Universidade Candido Mendes em 2017; Atualmente é professora efetiva de Língua Portuguesa da Prefeitura Municipal de São bento; Coordenadora e professora do curso de Pedagogia Presencial e EAD da Faculdade Sucesso (FACSU). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do ensino Superior; área de letras com ênfase em Linguística Aplicada e área de pedagogia com especificidade em Metodologias ativas para a educação infantil e o Ensino Fundamental I.