Saúde da criança e do adolescente: desafios e perspectivas 4
Organizado por:
Prof.° Esp. Daniel Fernando Ribeiro
Prof.° Dr. Adriano Mesquita Soares
ISBN
978-65-5379-332-3
DOI:
10.47573/aya.5379.2.233
N° páginas:
131
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
31-10-2023
Área do Conhecimento
Ciências da Saúde
Licença:
É com grande satisfação que apresentamos o quarto volume da obra “Saúde da criança e do adolescente: desafios e perspectivas”. Neste compêndio, buscamos aprofundar as discussões sobre temas de vital importância para a saúde pediátrica e adolescente, sempre com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida de nossas crianças e jovens.
Este volume contempla um conjunto diversificado e crucial de tópicos. Iniciamos com uma análise sobre os “Índices preditivos de desmame da ventilação mecânica invasiva em pediatria e neonatologia”, um tema essencial para a sobrevivência de recém-nascidos em estado crítico. Em seguida, abordamos “Intoxicações exógenas pelos descongestionantes nasais e oftalmológicos em crianças”, uma problemática alarmante e frequentemente subestimada em nossa sociedade.
Ainda nessa linha, trazemos uma reflexão antropológica e sociocultural sobre as “Culturas de infâncias em pacientes com doenças crônicas: o olhar das crianças brasileiras e moçambicanas”. Esta seção ilumina a importância da perspectiva infantil nas estratégias de cuidado e na articulação de políticas de saúde.
O livro também se debruça sobre a saúde bucal com o capítulo “Os benefícios da primeira consulta odontológica nos primeiros mil dias”, destacando a importância da atenção precoce à saúde oral. Em seguida, discutimos o papel da tecnologia na saúde, através do capítulo “Instrumento tecnológico de informação nos cuidados direcionado a famílias cuidadoras de crianças gastrostomizadas”.
A saúde mental de jovens institucionalizados também é objeto de nossa atenção. O capítulo “Um estudo acerca do acolhimento institucional sob a perspectiva da Terapia Cognitiva-Comportamental em jovens em situações de autolesão não suicida e ideação suicida em jovens institucionalizados” oferece uma visão aprofundada sobre essa realidade.
Continuando, o “Estudo epidemiológico dos óbitos por causas evitáveis em menores de cinco anos ocorridos no estado do Paraná entre 2016 e 2020”, traz um panorama alarmante e necessário para o desenvolvimento de políticas públicas eficientes.
Este volume também aborda o impacto da mídia no estilo de vida de adolescentes e como esse fenômeno influencia a saúde de nossos jovens, um tema cada vez mais relevante na era digital. Por fim, discutimos a “Assistência de enfermagem a crianças vítimas de queimaduras: potencialidades, demandas e fragilidades”, um tema de extrema importância para o cuidado integral e humanizado na pediatria.
Esperamos que este volume contribua para a formação de profissionais cada vez mais capacitados e para a construção de um futuro mais saudável para nossas crianças e adolescentes. Boa leitura!
Daniel Fernando Ribeiro
Enfermeiro formado pela faculdade de Pato Branco – (FADEP). Pós-graduação Urgência, Emergência e Atendimento Pré – hospitalar – UNIAMERICA. Pós-graduação Enfermagem em Urgências e Emergências em Pediatria e Neonatologia – Univitória. Pós-graduação Enfermagem em UTI – Univitória. Curso de Extensão NHCPS PALS – Postgraduate Institute for Medicine, Englewood. Curso de Extensão Pré Hospitalar Trauma Life Support (Phtls). Curso de Extensão Suporte Avançado De Vida Em Cardiologia – Univitória e AHA. Curso de Formação de Multiplicadores em Urgências e Emergências em Saúde Mental – MS e SAMU DF. Curso de Extensão – APH de combate – Marc1 para equipes de socorristas, Polícia Civil do Paraná. Curso de Extensão Transporte Aeromédico – IESSP. Instrutor do Núcleo de Educação Itinerante NEI – SAMU 192. Instrutor Stop The Bleed. Instrutor Instituto INTAPH.
Adriano Mesquita Soares
Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR/PG, linha pesquisa em Gestão do Conhecimento e Inovação e Grupo de pesquisa em Gestão da Transferência de Tecnologia (GTT). Possui MBA em Gestão Financeira e Controladoria pelo Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais onde se graduou em Administração de Empresas (2008). É professor no ensino superior, ministrando aulas no curso de Administração da Faculdade Sagrada Família – FASF. É editor chefe na AYA Editora.
Sumário
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Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20