Direitos humanos e suas tramas: olhares plurais 2
Organizado por:
Prof.° Me. Ednan Galvão Santos
Prof.ª Ma. Karine Chaves Pereira Galvão
ISBN
978-65-5379-338-5
DOI:
10.47573/aya.5379.2.239
N° páginas:
338
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
31-10-2023
Área do Conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Licença:
Tivemos a alegria de organizar o segundo volume desta obra coletiva intitulada Direitos Humanos e suas Tramas: Olhares Plurais, com o objetivo de ofertar uma contribuição ao desenvolvimento do tema dos direitos humanos a partir de diferentes olhares.
A temática dos direitos humanos logra inegável relevância para a seara jurídica. Conforme preleciona Mário Reis Marques, na obra Introdução ao Direito (2012), “uma ordem jurídica que não seja capaz de garantir os direitos humanos não pode ser considerada uma ordem justa”. A salvaguarda desses direitos, admite o grande jurista, “será sempre uma tarefa permanentemente inacabada”, de modo que “a justiça protagoniza sobre o direito o mesmo papel que o futuro desempenha sobre o presente: a projeção de um horizonte que mantém uma abertura para o mundo das possibilidades extraídas da consciência” que o ser humano vai adquirindo sobre si próprio.
Em que pese a relevância dos direitos humanos na seara dos juristas, a temática possui vocação interdisciplinar. Por essa razão, a presente obra terá o condão de despertar o interesse de estudiosos de diferentes campos do conhecimento. Eis a nossa humilde expectativa.
Urge, ademais, advertir que as investigações levadas a efeito nos diferentes capítulos da presente obra não possuem a pretensão de trazer respostas absolutas, muito menos o objetivo de exaurir o complexo conteúdo relacionado aos direitos humanos. Nosso propósito adstringe-se ao fomento do debate acadêmico e científico.
Esperamos sinceramente que este livro possa alcançar o seu desiderato. Desejamos uma profícua leitura!
Prof.° Me. Ednan Galvão Santos
Prof.ª Ma. Karine Chaves Pereira Galvão
(Organizadores)
Ednan Galvão Santos
Advogado e Professor universitário. Graduado em Direito. Licenciado em Filosofia. Investigador do Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Coimbra (Portugal). Doutorando em Direito Público pela Universidade de Coimbra (Portugal). Doutorando em Filosofia pela Universidade do Porto (Portugal). Membro do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional – IBDC.
Karine Chaves Pereira Galvão
Graduada em Enfermagem/Universidade Presidente Antônio Carlos/Campus Ubá, MG (2009). Mestre em Enfermagem, Linha de Pesquisa: Saúde Coletiva/Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Formação em Tutoria Pedagógica de Educação a Distância/UFMG (2016). Enfermeira da Universidade Federal de Viçosa (UFV), preceptora e supervisora de estágio do curso de Enfermagem da UFV, entre 2010 e 2022, vínculo efetivo. Professora do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, vínculo temporário (atual).
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20