Qualidade de ovos de poedeiras comerciais submetidos a diferentes temperaturas e períodos de estocagem
Autora:
Mariana Gouvêa Mendanha Silva
ISBN
978-65-5379-239-5
DOI:
10.47573/aya.5379.1.135
N° páginas:
33
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
19-05-2023
Área do Conhecimento
Ciências Agrárias
Licença:
O ovo é um alimento altamente nutritivo e faz parte da mesa de milhares de pessoas, sendo importante a conservação da qualidade desse alimento. Com isso, objetivou- se avaliar a qualidade interna de ovos de poedeiras comerciais em diferentes períodos de estocagem.
Os ovos coletados são provenientes de poedeiras Novogen White de 62 semanas de idade. Os 288 ovos foram coletados na primeira coleta do dia e distribuídos em 12 bandejas com 24 ovos cada, sendo 144 ovos acondicionados em temperatura ambiente e 144 ovos acondicionados em refrigeração (5oC). O delineamento foi inteiramente casualizado no esquema fatorial 2X6, resultando em duas temperaturas (temperatura ambiente e refrigeração) e seis períodos de armazenamento (0,6,12,18,24 e 30), com 24 repetições.
Foram avaliadas as seguintes variáveis: peso do ovo, peso da gema, peso do albumen, peso da casca e cor). O peso do ovo e o peso da casca não apresentaram diferença significativa ao longo de 30 dias em nenhum tratamento. Foi possível observar diferença significativa para o albumen, gema e coloração da gema apenas nos ovos de poedeiras comerciais submetidos a temperatura ambiente. Concluiu-se que os ovos armazenados em refrigeração não sofrem qualquer dado na qualidade interna, sendo possível manter um padrão de qualidade.
Mariana Gouvêa Mendanha Silva
Pós-Graduanda em Inspeção sanitária pela Facuminas. Pós-Graduanda em Avicultura de Corte e Postura pela Facuminas. Pós-Graduanda em Processamento e Controle de Qualidade de Ovos, Leite e Carnes pela Facuminas. Bacharel em Zootecnia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.