Sala de aula invertida: uma metodologia de interação para o ensino-aprendizagem de sujeitos da EJA
Autor:
Prof.º Gilberto Cipriano do Nascimento
ISBN
978-65-5379-237-1
DOI:
10.47573/aya.5379.1.134
N° páginas:
73
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
15-05-2023
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
As novas metodologias ativas oferecem facilidades para a comunicação entre discentes e docentes independentemente de onde estão localizados geograficamente e permitem um intercâmbio de informações, divulgação e aprendizado amplo sobre sala de aula invertida: uma metodologia de interação para o ensino-aprendizagem de sujeitos da EJA.
Permitindo um modelo educacional de exploração bastante amplo que permitiu a participação dos alunos em grande escala nas discussões das temáticas apresentadas no decorrer do Curso de Tecnologias Educativas e EaD. Assim, torna-se bastante relevante a busca por fontes alternativas de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, esta pesquisa encontrou meios de relacionar os conceitos para identificar que restrições os alunos da EJA costumam ter em relação a sala de aula invertida. Para o presente estudo, temos a discussão de Freire (1979), Kilpatrick (1975), Ausubel (1982), Mazur (2015), Dewey (1959), entre outros. Analisamos e apresentamos exemplos de ações educacionais para a produção de vídeos e a usabilidade da nova metodologia ativa que configura novos modelos de ensino para Educação de Jovens e Adultos.
O trabalho apresenta a conclusão de que, apesar dos alunos da EJA ter restrições em relação a sala de aula invertida é de suma importância a formação continuada do professor em Cursos de Educação Tecnológica e EaD, é possível, ter uma metodologia de interação para o ensino-aprendizagem em meio a diversidade tecnológica relacionada a definição de objetivos em princípios basilares relacionados ao processo da Educação de Pessoas Jovens e Adultas, metodologias ativas e sala de aula invertida de forma homogênea em todo o sistema educacional.
Gilberto Cipriano do Nascimento
Possui graduação em História pela Universidade Estácio de Sá (2019). Especialização em Educação de Pessoas Jovens e Adultas (2020) – Universidade Estácio de Sá. Especialização em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Especialização em Filosofia pela Universidade Faveni. Especialização em Teologia e Educação Cristã pelo Instituto Reformado de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Atualmente é docente na Escola Estadual Maria da Conceição Messias em Jandaíra/RN.