Ensino e Aprendizagem: novas práticas, novos saberes
Organizado por:
Prof.° Dr. Adilson Tadeu Basquerote
Prof.° Dr. Eduardo Pimentel Menezes
ISBN
978-65-5379-246-3
DOI:
10.47573/aya.5379.2.182
N° páginas:
244
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
31-05-2023
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
Apresentamos o livro “Ensino e Aprendizagem: novas práticas, novos saberes”, que reúne uma coletânea de capítulos abordando temas relevantes no campo da educação. Com uma variedade de perspectivas, os autores, regiões brasileiras e um artigo de pesquisadores cubanos, a obra explora questões como a inclusão escolar de estudantes com deficiência, a importância da arte no processo educativo, metodologias de ensino ativas, inovação tecnológica, educação inclusiva na era digital, ludicidade e muito mais.
Os primeiros capítulos discutem a psicomotricidade aquática e seus impactos na escolarização de alunos com deficiência, bem como a relação de Isaac Newton com o cristianismo e sua influência em contrapartida ao sucesso de Maomé. Explora-se também a inclusão de alunos surdos no ensino regular, trazendo experiências e reflexões sobre os desafios e estratégias adotadas nesse contexto.
Outros capítulos destacam a importância da arte como elemento fundamental no processo educativo, abordando sua contribuição para o desenvolvimento integral dos estudantes. Além disso, são discutidos temas como a interdisciplinaridade inclusiva, a avaliação e aprendizagem de estudantes surdos, o uso de metodologias ativas de ensino e a formação de docentes na língua brasileira de sinais e de extensionistas socioculturais.
A obra também explora o impacto da inovação tecnológica na educação, considerando os desafios e oportunidades que surgem nesse contexto. Destaca-se ainda a relevância da educação inclusiva na era digital, ressaltando a formação humana e a importância de práticas pedagógicas acessíveis a todos os estudantes.
O livro traz ainda análises sobre a educação de jovens e adultos em cárcere, a promoção de atividades investigativas no ensino de física, o papel da música na formação dos estudantes e a importância dos estilos de aprendizagem na formação continuada dos professores. Também são abordados o uso do livro didático na construção de habilidades literárias e a ludicidade como elemento facilitador do aprendizado e da sociabilidade no ambiente escolar.
Com essa diversidade de temas, o livro “Ensino e Aprendizagem: novas práticas, novos saberes” busca contribuir para o aprimoramento da prática educativa, estimulando reflexões e oferecendo novas perspectivas sobre os desafios e as possibilidades do ensino e da aprendizagem. Seja você professor, pesquisador ou interessado na área da educação, essa obra certamente proporcionará insights valiosos para enriquecer o processo educativo.
Boa leitura!
Dr. Adilson Tadeu Basquerote
Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina, com estágio de Doutoramento Sanduíche no Instituto de Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT/UL). Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Especialista em Práticas pedagógicas interdisciplinares: Educação Infantil, Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Médio (UNIFACVEST). Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) e em Estudos Sociais – Geografia pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Professor no Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI). Compõe o corpo editorial, científico e de pareceristas de editoras e revistas científicas na área de Ensino e de Educação Geográfica. Possui experiência na Educação Geográfica e Ambiental, dedicando-se em especial ao uso das TIDCs no Ensino e na aprendizagem, Ensino e Aprendizagem, Recursos didáticos. Paralelamente, pesquisa os seguintes temas: Agroecologia, Agricultura Familiar, Gênero em contextos rurais, Associações agrícolas familiares e Segurança alimentar.
http://orcid.org/0000-0002-6328-1714
Dr. Eduardo Pimentel Menezes
Licenciado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, Especialista em Planejamento e Técnicas de Ensino pela UNIGRANRIO, Mestre em Educação pela Universidade Salgado de Oliveira, Mestre em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Doutor em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, Pós doutor em Políticas Públicas pela Universidade Federal Fluminense, Consultor Institucional do MEC, Consultor ad hoc da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep), Parecerista da Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD), Integrante do Conselho Editorial Permanente e do Conselho Científico Permanente da Editora CRV, Professor Adjunto da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Professor Adjunto do curso de Geografia da Pontifícia Universidade católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).
https://orcid.org/0000-0002-9445-7698
E-mail: [email protected]
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20