Teleconsultoria na atenção primária de Belo Horizonte: desafios na difusão de uma inovação
Autora:
Sandra Silva Mitraud Ruas
ISBN
978-65-5379-189-3
DOI:
10.47573/aya.5379.1.101
N° páginas:
103
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
27-02-2023
Área do Conhecimento
Ciências da Saúde
Licença:
A telemedicina tem ganhado cada vez mais espaço na área da saúde, oferecendo uma nova maneira de prestação de serviços e suporte assistencial aos profissionais da saúde. Nesse contexto, o Projeto BHTelessaúde da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte se destaca como uma iniciativa que visa aprimorar a qualidade dos serviços de atenção primária à saúde (APS) por meio do uso das tecnologias de informação e comunicação.
O livro “Teleconsultoria na atenção primária de Belo Horizonte: desafios na difusão de uma inovação”, de autoria de Sandra Silva Mitraud Ruas, traz um estudo detalhado sobre a utilização das teleconsultorias off-line (TLC) pelos médicos da APS, aferindo sua taxa de utilização e identificando os facilitadores e barreiras para sua incorporação na rotina de trabalho.
Ao longo dos capítulos, a autora apresenta dados demográficos e funcionais dos médicos que utilizaram o serviço de TLC, suas percepções sobre o uso da tecnologia e as contradições encontradas durante o processo de incorporação da inovação na rotina de trabalho. Com uma análise cuidadosa e embasada em teorias da difusão, a autora traz importantes reflexões sobre o papel da telemedicina na APS e os desafios enfrentados na sua implementação.
O livro é uma leitura essencial para profissionais da área da saúde, gestores e pesquisadores interessados em entender as tendências e desafios da telemedicina na atenção primária à saúde. Além disso, a obra é uma contribuição valiosa para o desenvolvimento de políticas públicas e programas de capacitação e treinamento de profissionais da área da saúde que desejam incorporar a telemedicina em suas práticas cotidianas.
Boa leitura!
Sandra Silva Mitraud Ruas
Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2012) e especialista em Informática em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2016) . Possui graduação em Medicina (1992) e residência médica em Medicina Preventiva e Social pela UFMG (1994). Atualmente é médica sanitarista da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, trabalhando na Assessoria de Tecnologia de Informação em Saúde. Tem experiência na área de Saúde Pública, com ênfase nos seguintes temas: sistemas de informação em saúde, registro eletrônico de saúde e telessaúde.