Entendendo a IN 113: bem-estar animal na produção de suínos
Autores:
Artur Moreira Quadros
Priscila Cotta Palhares
Jaqueline de Oliveira Castro
ISBN
978-65-5379-177-0
DOI:
10.47573/aya.5379.1.100
N° páginas:
35
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
18-02-2023
Área do Conhecimento
Ciências Agrárias
Licença:
O presente material reúne os principais tópicos contidos na Instrução Normativa n° 113 de 16 de dezembro de 2020. Será abordado os conceitos e particularidades inseridos na temática de bem-estar e as adequações a serem realizadas.
A IN 113 é um marco para a suinocultura brasileira, pois trata-se do primeiro material de caráter normativo no Brasil para o bem-estar dos suínos.
Notadamente ainda haverão diversas discussões sobre o tema, que não se esgotam com esse material.
Boa leitura e bom trabalho!
Artur Moreira Quadros
Priscila Cotta Palhares
Jaqueline de Oliveira Castro
Artur Moreira Quadros
Graduado em Administração Pública pela Universidade Federal de Lavras (2018) e graduado em Zootecnia pelo Instituto Federal de Minas Gerais (2009). Pós Graduado em Gestão do Agronegócio e Legislação Ambiental pela Universidade Candido Mendes e Pós Graduado MBA em Gestão de Pessoas pela Faculdade Unimais. Atualmente cursando o Mestrado Profissional em Nutrição e Produção Animal pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.
Priscila Cotta Palhares
Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade de Uberaba/UNIUBE(2006), especialista em Tecnologia de carnes e derivados pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009) e em Processamento e controle da qualidade de carne, leite e ovos pela Universidade Federal de Lavras/UFLA (2009), mestrado em Ciência dos Alimentos,no departamento de Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (2011) e doutorado em Ciências Veterinárias, no departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras (2018). Atualmente é professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba, ministrando aulas e executando projetos nos níveis técnico, graduação e pós-graduação. Tem experiência nas áreas de medicina veterinária e zootecnia, com ênfase em fisiologia da reprodução de peixes e mamíferos, reprodução de peixes de água doce, preservação do sêmen de peixes nativos de água doce, processamento e qualidade de pescado e bem-estar animal. Membro efetivo do comitê de ética animal (CEUA) do IF Sudeste MG.
Jaqueline de Oliveira Castro
Possui graduação em zootecnia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2007), mestrado em Zootecnia na área de Produção Animal pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2010) e especialização em Metodologia da educação superior pelo Centro Universitário Internacional (2011). Possui doutorado em Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Lavras (2014), na área de Construções Rurais, Ambiência e Tratamento de Resíduos. Atuou como professora substituta do curso de Zootecnia no Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Rio Pomba (2012-2014). Participou do programa Erasmus + na Universidade de Évora (2018). Integra o Grupo de Pesquisa e Extensão em Construções Rurais e Bem-estar de animais de produção – CONBEAP – CNPq. Foi presidente do II Simpósio Internacional de Ambiência na Produção Animal Sustentável e II Simpósio Nacional de Construções Rurais e Ambiência. Atualmente é Professora Adjunta I na Universidade Federal de Lavras – Departamento de Engenharia. Possui experiência nas áreas de Engenharia Agrícola e Zootecnia, atuando principalmente nas áreas de, Bioclimatologia, Conforto Térmico, Construções e Ambiência, Instalações para a produção Animal, Manejo e Bem-Estar Animal.