Ciências da Saúde: conceitos, práticas e relatos de experiência
Organizado por:
Prof.ª Dr.ª Gabriela Eyng Possolli
ISBN
978-65-5379-225-8
DOI:
10.47573/aya.5379.2.174
N° páginas:
310
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
29-04-2023
Área do Conhecimento
Ciências da Saúde
Licença:
Prezados leitores,
É uma enorme alegria apresentar o livro “Ciências da Saúde: conceitos, práticas e relatos de experiência”. No presente livro, estão publicados capítulos que abrangem variadas temáticas que evidenciam a complexidade e interdisciplinaridade de atuação e especialidades em Saúde, bem como a importância da equipe multiprofissional e das experiências dos profissionais de saúde de todas as áreas. Nesse conjunto de vinte e sete capítulos estão abrangidas as atuações de Enfermeiros, Farmacêuticos, Odontólogos, Profissionais de Estética, Médicos, Biomédicos, Fisioterapeuta, Anatomistas, Radiologistas, Epidemiologistas, Psicólogos, Professores da área da Saúde, Gestores em Saúde.
Essas diversas especialidades também se integram nas temáticas dos capítulos, em que muitos dos estudos aqui presentes se aproximam e se complementam. Na prática da Enfermagem, que é fundamental para assistência e para o cuidado em saúde, os cuidados paliativos, o tratamento de doenças raras e graves, se destaca em quatro capítulos. Que possuem interface com outros dois que se dedicam a refletir sobre o profissionalismo na Enfermagem, a valorização e os processos de trabalho desses profissionais. Na atenção farmacêutica temos cinco capítulos abordando desde os perigos da automedicação em idosos, os fitoterápicos, a importância dos fármacos na oncologia, medicamentos para tratamento psicológico, assim como protocolos para evitar erros na administração medicamentosa.
Assuntos gerais e de grande importância para área da saúde são expostos em seis capítulos, que integram a pluralidade, a diversidade e a responsabilidade dos profissionais são abordadas e de interesse para a população em geral, como: Humanização na assistência em saúde, desafios éticos da atualidade, responsabilidade civil na medicina, atendimento a grupo vulneráveis e pessoas com deficiência, e especificidades etnico-raciais.
A Biossegurança em processos e assistência em saúde, tanto com relação ao paciente, como no que se refere à equipe multiprofissional, assim como o acolhimento em UTI também são assuntos que se integram e são abordados em três capítulos.
Os demais oito capítulos, não menos importantes, abordam questões atuais e avanços científicos na área de estética, cuidados neonatais e com as gestantes, ensino de anatomia, percepção viso-motora, e a ainda necessária abordagem à Covid no registro de boas práticas para contorno de crises pandêmicas.
Este livro certamente é fonte de informação útil, construída por especialistas da área com muita qualidade. Conhecimento relevante para todos os interessados na área da saúde. Parabenizo os autores pelo excelente trabalho e agradeço a todos que contribuíram para a realização deste projeto.
Boa leitura!
Gabriela Eyng Possolli
Pós-doutora em Filosofia (Biotecnologia e Transumanismo); Doutora em Educação pela UFPR, linha de Políticas e Gestão da Educação Superior (2012); Mestre em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2007). Especialista em Comunicação e Semiótica: teoria e crítica da sociedade da informação (2005). Graduada em Pedagogia (2006) e Bacharel em Análise de Sistemas (2003). Atualmente é docente do Programa de Ensino nas Ciências da Saúde e Coordenadora do Núcleo de Tecnologias Educacionais na Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) e professora do curso de Pedagogia da FAEL. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Realidade Virtual e Game Based Learning aplicada a práticas terapeuticas, educação e saúde (financiamento da Fundação Araucária). Tem experiência em Educação nas áreas de Docência, Gestão e Pesquisa, com ênfase em Tecnologias Educacionais e Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: novas tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação; educação a distância; educação corporativa; políticas educacionais; gestão de instituições de ensino superior; mudanças no mundo do trabalho e educação. Trabalhou como professora no curso de Pedagogia da Universidade Positivo. No Grupo Uninter, coordenou ações de Educação Corporativa, atuou como capacitadora de docentes, coordenou um grupo de iniciação científica e foi professora e tutora em diversas disciplinas em MBAs da área Empresarial e Educacional.
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20