Tópicos Especiais em Ciências da Saúde: teoria, métodos e práticas 11
Organizado por:
Prof.° Esp. Daniel Fernando Ribeiro
Prof.° Dr. Adriano Mesquita Soares
ISBN
978-65-5379-210-4
DOI:
10.47573/aya.5379.2.167
N° páginas:
261
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
31-03-2023
Área do Conhecimento
Ciências da Saúde
Licença:
É com grande satisfação que apresentamos o livro “Tópicos especiais em ciências da saúde: teoria, métodos e práticas – Volume 11”, que aborda uma ampla variedade de temas relevantes e atuais na área da saúde. Este volume reúne vinte e cinco capítulos escritos por pesquisadores em diferentes áreas da saúde, com o objetivo de fornecer informações científicas relevantes e contribuir para a melhoria da prática clínica e gerencial.
Os capítulos incluem temas diversos, como a importância da mobilização precoce no paciente neurocrítico, a atuação do psicólogo na equipe multiprofissional em ambiente hospitalar, a análise das internações por epilepsia no Estado do Tocantins, entre outros. Os autores apresentam evidências científicas e práticas recomendadas para lidar com cada tópico de maneira eficiente e eficaz.
Os temas gerenciais também são explorados no livro, com capítulos que abordam a prática gerencial do enfermeiro em unidade hospitalar, as contribuições do serviço social no âmbito hospitalar para a efetivação dos direitos dos usuários, e os desafios do enfermeiro gestor na atenção básica de saúde. Além disso, o livro discute a importância da educação permanente em saúde e o papel da enfermagem no cuidado de pacientes oncológicos.
O livro também traz capítulos sobre avanços na medicina estética, como a aplicação da toxina botulínica e a técnica de injeção de preenchimento, bem como o uso de microagulhamento no tratamento de manchas de acne e o papel da drenagem linfática no pós-operatório de cirurgias plásticas.
Outros temas abordados incluem a terapia de aceitação e compromisso, as consequências emocionais e comportamentais em crianças expostas à síndrome de alienação parental, as bases genéticas da depressão, a cirurgia robótica e o diagnóstico e tratamento do glaucoma.
Por fim, o livro também discute o desequilíbrio da microbiota intestinal, a identificação dos fatores desencadeadores de estresse nos profissionais de enfermagem e a identidade de gênero como resultado da interação de fatores genéticos, hormonais e sociais.
Esperamos que este livro seja útil para profissionais de saúde, pesquisadores, estudantes e todos aqueles interessados em aprender mais sobre tópicos especiais em ciências da saúde.
Boa leitura!
Daniel Fernando Ribeiro
Enfermeiro formado pela faculdade de Pato Branco – (FADEP). Pós-graduação Urgência, Emergência e Atendimento Pré – hospitalar – UNIAMERICA. Pós-graduação Enfermagem em Urgências e Emergências em Pediatria e Neonatologia – Univitória. Pós-graduação Enfermagem em UTI – Univitória. Curso de Extensão NHCPS PALS – Postgraduate Institute for Medicine, Englewood. Curso de Extensão Pré Hospitalar Trauma Life Support (Phtls). Curso de Extensão Suporte Avançado De Vida Em Cardiologia – Univitória e AHA. Curso de Formação de Multiplicadores em Urgências e Emergências em Saúde Mental – MS e SAMU DF. Curso de Extensão – APH de combate – Marc1 para equipes de socorristas, Polícia Civil do Paraná. Curso de Extensão Transporte Aeromédico – IESSP. Instrutor do Núcleo de Educação Itinerante NEI – SAMU 192. Instrutor Stop The Bleed. Instrutor Instituto INTAPH.
Adriano Mesquita Soares
Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR/PG, linha pesquisa em Gestão do Conhecimento e Inovação e Grupo de pesquisa em Gestão da Transferência de Tecnologia (GTT). Possui MBA em Gestão Financeira e Controladoria pelo Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais onde se graduou em Administração de Empresas (2008). É professor no ensino superior, ministrando aulas no curso de Administração da Faculdade Sagrada Família – FASF. É editor chefe na AYA Editora.
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20