Saúde da criança e do adolescente: desafios e perspectivas 3
Organizado por:
Prof.° Esp. Daniel Fernando Ribeiro
Prof.° Dr. Adriano Mesquita Soares
ISBN
978-65-5379-278-4
DOI:
10.47573/aya.5379.2.203
N° páginas:
87
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
28-07-2023
Área do Conhecimento
Ciências da Saúde
Licença:
Neste terceiro volume do livro “Saúde da criança e do adolescente: desafios e perspectivas”, abordamos temas essenciais para a área da saúde infantojuvenil, trazendo insights valiosos sobre cuidados e bem-estar. Os capítulos incluem:
– Vivência materna na amamentação de recém-nascidos internados em unidade de terapia intensiva neonatal: Um olhar sensível sobre o apoio materno durante a amamentação em contextos delicados.
– Tratamento farmacológico da esteatose hepática não alcoólica: uma revisão de literatura: Uma análise abrangente das opções de tratamento farmacológico para esta doença metabólica crescente em crianças e adolescentes.
– Neuropsicologia, saúde e bem-estar: Explorando a relação entre a neuropsicologia e o bem-estar infantojuvenil, compreendendo melhor o desenvolvimento cognitivo.
– Autismo em tempos de pandemia de COVID-19: Uma síntese da bibliografia em tempos de isolamento social: Compreendendo os desafios enfrentados por crianças e adolescentes com autismo durante a pandemia.
– Síndrome mão-pé-boca: diagnósticos diferenciais, características clínicas e implicações na prática odontológica: Um relato de caso sobre esta doença viral comum em crianças, enfatizando sua relevância na odontologia.
– Os processos de tomada de decisão sob a perspectiva da neurociência aplicados como ferramenta para orientação profissional: Descobrindo como a neurociência pode contribuir para orientação vocacional de crianças e adolescentes.
Esperamos que este livro seja uma fonte de conhecimento e referência valiosa para profissionais de saúde, pesquisadores e estudantes, e que os temas apresentados inspirem novas abordagens e políticas para o bem-estar e desenvolvimento saudável das próximas gerações de crianças e adolescentes.
Boa leitura!
Daniel Fernando Ribeiro
Enfermeiro formado pela faculdade de Pato Branco – (FADEP). Pós-graduação Urgência, Emergência e Atendimento Pré – hospitalar – UNIAMERICA. Pós-graduação Enfermagem em Urgências e Emergências em Pediatria e Neonatologia – Univitória. Pós-graduação Enfermagem em UTI – Univitória. Curso de Extensão NHCPS PALS – Postgraduate Institute for Medicine, Englewood. Curso de Extensão Pré Hospitalar Trauma Life Support (Phtls). Curso de Extensão Suporte Avançado De Vida Em Cardiologia – Univitória e AHA. Curso de Formação de Multiplicadores em Urgências e Emergências em Saúde Mental – MS e SAMU DF. Curso de Extensão – APH de combate – Marc1 para equipes de socorristas, Polícia Civil do Paraná. Curso de Extensão Transporte Aeromédico – IESSP. Instrutor do Núcleo de Educação Itinerante NEI – SAMU 192. Instrutor Stop The Bleed. Instrutor Instituto INTAPH.
Adriano Mesquita Soares
Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR/PG, linha pesquisa em Gestão do Conhecimento e Inovação e Grupo de pesquisa em Gestão da Transferência de Tecnologia (GTT). Possui MBA em Gestão Financeira e Controladoria pelo Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais onde se graduou em Administração de Empresas (2008). É professor no ensino superior, ministrando aulas no curso de Administração da Faculdade Sagrada Família – FASF. É editor chefe na AYA Editora.
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20