Leitura, literatura e produção textual: práticas pedagógicas inovadoras 2
Organizado por:
Profª. Ma. Patricia Ferreira dos Santos
ISBN
978-65-5379-229-6
DOI:
10.47573/aya.5379.2.178
N° páginas:
62
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
24-04-2023
Área do Conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Licença:
É com alegria e satisfação que, na qualidade de organizadora, tenho a honra de apresentar o primeiro volume da coleção “Leitura, literatura e produção textual: práticas inovadoras – Volume 2”. A obra é concisa e objetiva a um primeiro olhar, mas surpreende o leitor ao apresentar ideias, diálogos, debates e reflexões acerca de um Ensino de Língua Portuguesa dinâmico e reflexivo com ênfase na leitura, na literatura e na produção textual.
Eu, como apresentadora, não poderia estar mais feliz ao ver o tema sendo exposto por professores que conhecem o chão da sala de aula cotidianamente. Mestres esses que entregam, diariamente, sua essência e almejam ver a Língua Portuguesa ganhado vida nas leituras e nas produções dos seus alunos dentro e fora do ambiente escolar. Além disso, esses docentes sabem que ensinar uma Língua é ir além das regras e nomenclaturas gramaticais. Isto é, entendem que por meio da língua é possível viajar, criar laços, emocionar-se, envolver-se. Posto que, a língua é viva e seus falantes e leitores são vivos também. Em suma, essa obra tem potencial significativo para inspirar professores a inovarem, promovendo no aluno a criticidade, o protagonismo, a interação e a motivação pelo aprendizado.
A fim de proporcionar uma leitura agradável desta obra, a organizamos em capítulos e cada um deles expressam argumentos científicos e experiências sólidas de práticas pedagógicas exitosas. Por fim, desejo que essa coletânea acrescente em você, leitor, conhecimentos capazes de impulsioná-lo a acreditar que é possível colocar em prática um ensino humanizador no qual docentes e discentes tenham sucesso.
Patricia Ferreira dos Santos
Possui Mestrado em Letras pela Universidade do estado do Rio Grande do Norte (UERN) em 2019; graduação em Pedagogia pela Faculdade Kurios (FAK) em (2018) e graduação em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em (2014). Pós- graduação em Docência e Gestão na Educação à Distância pelo Instituto Superior de Educação do CECAP em 2018; Pós- graduação em Gestão, Supervisão e Orientação Educação pela Universidade Candido Mendes em 2017; Atualmente é professora efetiva de Língua Portuguesa da Prefeitura Municipal de São bento; Coordenadora e professora do curso de Pedagogia Presencial e EAD da Faculdade Sucesso (FACSU). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do ensino Superior; área de letras com ênfase em Linguística Aplicada e área de pedagogia com especificidade em Metodologias ativas para a educação infantil e o Ensino Fundamental I.
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20