Docência e os desafios quanto ao uso das novas tecnologias como ferramentas pedagógicas no contexto escolar do ensino fundamental II no Colégio Militar da Policia Militar-CMPM1, na cidade de Manaus-AM, no ano de 2021
Autora:
Glaucineide Galvão Ribeiro
ISBN
978-65-5379-148-0
DOI:
10.47573/aya.5379.1.85
N° páginas:
113
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
29-12-2022
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
O presente livro aborda a docência e os desafios quanto ao uso das novas tecnologias como ferramentas pedagógicas no contexto escolar das práticas docentes, com ênfase na educação no ensino fundamental II. Trata também das principais tecnologias utilizadas em sala de aula, e de que forma as tecnologias podem contribuir para o aprendizado dos alunos utilizando-as como instrumentos pedagógicos na escola, visto que as inovações tecnológicas permitem um ensino com mais dinamismo, desde que os professores estejam preparados para inserção da NTCI,s no ensino aprendizagem. É importante também tomar cuidado quanto aos alunos não direcionarem as tecnologias para outros caminhos que não seja o foco dos estudos. Diante disso é necessário pautar também os aspectos positivos e negativos que foram identificados pelos profissionais no momento do uso das tecnologias na escola durante as aulas. A questão norteadora deste estudo encontra-se voltada para a seguinte questão problemática: Como os docentes estão enfrentando os desafios quanto ao uso das novas tecnologias como ferramentas pedagógicas no ensino-aprendizagem dos alunos do Colégio Militar da Polícia Militar no ensino fundamental na Cidade Manaus-AM? Tendo como objetivo geral analisar como os docentes enfrentam os desafios ao utilizarem as tecnologias no contexto escolar como ferramentas pedagógicas na aprendizagem com os alunos. Direcionado pelos objetivos específicos pautados em verificar a prática docente quanto ao uso da tecnologia na sala de aula, identificar as principais tecnologias utilizadas em sala de aula, especificar as diferentes contribuições para o aprendizado dos alunos na utilização dos instrumentos tecnológicos na escola e enumerar os aspectos positivos e negativos identificados pelos profissionais da escola quanto ao uso das tecnologias nas salas de aulas. O estudo foi baseado nas obras e Valente (1993), Oliveira e Moura (2015) e (2013), Alonso (1998), Demo(1998), Moran (1998), A base Nacional Comum Curricular (BNCC) entre outros. Usamos como instrumento para a coleta e produção dos dados a observação e questionário com perguntas abertas e fechadas, onde os sujeitos da pesquisa foram 10 professores do ensino fundamental II de uma escola da rede pública na Cidade de Manaus- Am. As análises nos mostram que mesmo com os inúmeros desafios encontrados pelos docentes o uso das NTICs na educação possibilita um desenvolvimento significativo dos alunos quando utilizadas de maneira consciente e coerente.
Glaucineide Galvão Ribeiro
Glaucineide Galvão Ribeiro
Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Amazonas (2010). Especialização em Língua Portuguesa pela Faculdade Kurios. Mestrado em Ciências da Educação pela Universidad Privada Del Este, UPE, Paraguai.