Educação fiscal: estudo sobre políticas públicas educacionais, formação e prática docente em Manaus, Amazonas, Brasil
Autora:
Ednéa Euzébio da Silva
ISBN
978-65-5379-116-9
DOI:
10.47573/aya.5379.1.78
N° páginas:
91
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
11-11-2022
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
Esta pesquisa originou-se a partir das observações realizadas durante as práticas pedagógicas e profissionais da pesquisadora. As inquietações acumuladas ao longo dos anos de seu ofício deram início ao tema, “Educação fiscal: estudo sobre políticas públicas educacionais, formação e prática docente em Manaus, Amazonas, Brasil”, cujo objetivo foi analisar como a Educação Fiscal está presente nas escolas públicas estaduais de Manaus. Buscou-se, também, verificar como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular Amazonense (RCA) contemplam a temática da Educação Fiscal, além de descrever como a formação de professores aborda os assuntos que norteiam a Educação Fiscal em Manaus e perceber como é concebido o trabalho com a Educação Fiscal sob o olhar do docente.
Utilizou-se na metodologia da pesquisa a técnica qualiquantitativa e o método hipotético-dedutivo. A pesquisa etnográfica foi aplicada em 2020 por meio de questionário no Google forms a 18 professores efetivos em Manaus da rede pública estadual do Amazonas, SEDUC/AM, enquanto que a pesquisa documental foi realizada em documentos primários e secundários. Concluiu-se, após as análises dos resultados, que a temática é abordada apenas em algumas escolas onde os informantes trabalham.
Pôde-se observar ainda que os professores não tiveram contato com disciplinas voltadas para Educação Fiscal durante sua formação inicial ou formação continuada, mesmo tendo amparo legal e orientações para essa temática ser trabalhada transversalmente. Portanto, a pesquisa apontou que se tem um desafio pela frente.
Desejo a todos uma boa leitura!
Ednéa Euzébio da Silva
Ednéa Euzébio da Silva
Docente da rede pública estadual de ensino – SEDUC/AM, possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário do Norte (2010). Pós-graduação em Gestão Pública, formação realizada pela Ufam ( 2012). Mestra em Ciências da Educação, cursado na UNIDA – Universidad de la Integración de las Américas (2021).