Métodos e práticas pedagógicas: estudos, reflexões e perspectivas 5
Organizado por:
Denise Pereira
Karen Fernanda Bortoloti
ISBN
978-65-5379-161-9
DOI:
10.47573/aya.5379.2.149
N° páginas:
184
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
30-01-2023
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
Nesta coletânea de “Métodos e práticas pedagógicas: estudos, reflexões e perspectivas – Volume 5”, abrange diversas áreas da educação e do ensino, refletindo a percepção de vários autores. Os métodos pedagógicos e suas relações com as práticas de ensino inovadoras constituem os instrumentos fundamentais desta coletânea. Por que retomar a reflexão sobre a relação entre metodologias pedagógicas e inovação? Especialmente porque ficou claro que a função social de uma instituição educativa é instrumentalizar, por meio de competências e habilidades técnico-científicos e habilidades socioemocionais os estudantes, garantindo-lhes o poder de interpretar e transformar as suas condições materiais de existência.
Igualmente, torna-se natural cogitar existir um processo que reivindique postura e entendimento mais ativos e dialógicos nesses espaços, em todos os níveis e modalidades de ensino, sob a mediação docente e por meio de abordagens que coadunem os anseios, expectativas, formas de vida e interação entre os sujeitos.
Na atualidade um dos maiores desafios é concretizar práticas pedagógicas em que o professor articule o processo de ensino atendendo à função social e educativa que a escola possuí, ou seja, compreendendo que o ato de ensinar estimula diferentes aprendizagens. Tal contexto somente concretiza-se quando é justaposta aos processos de ensino e aprendizagem a transposição didática dialógica, cujo desvelar-se em novas perspectivas de prática pedagógica lhe seja inerente.
Esta coletânea vem conduzir as discussões a partir de diversas abordagens, as quais mostram cada vez mais a necessidade de pesquisas voltadas para as áreas da educação e pedagogia.
Assim, o quinto volume da obra “Métodos e práticas pedagógicas: estudos, reflexões e perspectivas” constitui-se, de fato, uma coletânea que, pela qualidade dos textos, oferecerá singular contribuição às reflexões contemporâneas acerca da complexidade do ensinar e do aprender, capaz de provocar discussões pertinentes à emancipação dos estudantes a partir das especificidades dos grupos sociais que afetam e por quem são influenciados.
Esperamos que as leituras destes capítulos possam ampliar seus conhecimentos e instigar novas reflexões.
Boa leitura!
Prof.ª Ma. Denise Pereira
Prof.ª Dr.ª Karen Fernanda Bortoloti
Denise Pereira
Mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG), Especialista em História, Arte e Cultura, (UEPG), Especialista em Tecnologias Educacionais, Gestão da Comunicação e do Conhecimento (CENSUPEG); Especialista em Docência do Ensino Superior, Gestão e Tutoria EAD (FABRAS); Especialista em Gestão Educacional (IBRA), Graduada em História (UEPG) e Graduada em Pedagogia (IBRA). Atualmente Professora/Tutora Ensino a Distância da UEPG, Professora Orientadora de TCC da UFRN, Coordenadora Geral Acadêmica da FASU.
Karen Fernanda Bortoloti
Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (2012), Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista (2005), Licenciada e Bacharel em História pela Universidade Estadual Paulista (2002). Atualmente é pesquisadora vinculada a Universidade Federal do Paraná.
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20