- +55 (42) 3086-3131
- +55 (42) 9 9906-0630
- Seg - Sex: 9:00 - 11:30 | 13:00 - 18:00

Leitura, literatura e produção textual: práticas pedagógicas inovadoras
Organizado por:
Profª. Ma. Patricia Ferreira dos Santos
ISBN
978-65-5379-169-5
DOI:
10.47573/aya.5379.2.154
N° páginas:
122
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
31-01-2023
Área do Conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Licença:
357
Sobre o Livro
Organizado por
Sobre o Livro
É com alegria e satisfação que, na qualidade de organizadora, tenho a honra de apresentar o primeiro volume da coleção “Leitura, literatura e produção textual: práticas inovadoras”. A obra é concisa e objetiva a um primeiro olhar, mas surpreende o leitor ao apresentar ideias, diálogos, debates e reflexões acerca de um Ensino de Língua Portuguesa dinâmico e reflexivo com ênfase na leitura, na literatura e na produção textual.
Eu, como apresentadora, não poderia estar mais feliz ao ver o tema sendo exposto por professores que conhecem o chão da sala de aula cotidianamente. Mestres esses que entregam, diariamente, sua essência e almejam ver a Língua Portuguesa ganhado vida nas leituras e nas produções dos seus alunos dentro e fora do ambiente escolar. Além disso, esses docentes sabem que ensinar uma Língua é ir além das regras e nomenclaturas gramaticais. Isto é, entendem que por meio da língua é possível viajar, criar laços, emocionar-se, envolver-se. Posto que, a língua é viva e seus falantes e leitores são vivos também. Em suma, essa obra tem potencial significativo para inspirar professores a inovarem, promovendo no aluno a criticidade, o protagonismo, a interação e a motivação pelo aprendizado.
A fim de proporcionar uma leitura agradável desta obra, a organizamos em capítulos e cada um deles expressam argumentos científicos e experiências sólidas de práticas pedagógicas exitosas. Por fim, desejo que essa coletânea acrescente em você, leitor, conhecimentos capazes de impulsioná-lo a acreditar que é possível colocar em prática um ensino humanizador no qual docentes e discentes tenham sucesso.
Profª. Ma. Patricia Ferreira dos Santos
Organizado por
Patricia Ferreira dos Santos
Possui Mestrado em Letras pela Universidade do estado do Rio Grande do Norte (UERN) em 2019; graduação em Pedagogia pela Faculdade Kurios (FAK) em (2018) e graduação em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em (2014). Pós- graduação em Docência e Gestão na Educação à Distância pelo Instituto Superior de Educação do CECAP em 2018; Pós- graduação em Gestão, Supervisão e Orientação Educação pela Universidade Candido Mendes em 2017; Atualmente é professora efetiva de Língua Portuguesa da Prefeitura Municipal de São bento; Coordenadora e professora do curso de Pedagogia Presencial e EAD da Faculdade Sucesso (FACSU). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do ensino Superior; área de letras com ênfase em Linguística Aplicada e área de pedagogia com especificidade em Metodologias ativas para a educação infantil e o Ensino Fundamental I.
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20
Ler On-line
