Filosofia no ensino médio: as contribuições do ensino de filosofia no desenvolvimento intelectual dos jovens da Escola Estadual Maria de Lourdes Oliveira
Autor:
Francisco Eliezito de Lima Mendes
ISBN
978-65-5379-069-8
DOI:
10.47573/aya.5379.1.63
N° páginas:
96
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
18-07-2022
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
Tem-se como objetivo neste estudo, analisar e discutir os princípios, as finalidades e as reais contribuições da disciplina Filosofia na formação dos educandos de ensino médio da Escola Maria de Lourdes Oliveira, localizada no Distrito de Flores, município de Russas, no Estado do Ceará.
O estudo articulou abordagens e especificidades da área filosófica no ensino médio, e teve embasamento teórico na concepção filosófica (GHIRALDELLI, 2001; COLTRIM e FERNANDES, 2010; ARANHA e MARTINS, 2009; CHAUI, 2010), e outros. Trata-se de um trabalho com abordagem qualitativa. A observação direta permite que o observador chegue mais perto da “perspectiva dos sujeitos”, um importante alvo na abordagem qualitativa.
Na inquirição, procuramos encontrar a existência ou não do feedback entre o que se propõem os saberes específicos da Filosofia, os conhecimentos empíricos dos educandos, suas vivências: culturais, religiosas e etc.; conhecimentos do cotidiano que fazem parte da vida dos alunos e dos docentes. E estes últimos, docentes, com a responsabilidade de transformação dos discentes para que eles tenham a capacidade de discernimento e transmissão dos conhecimentos sistematizados, possibilitando a disseminação e interação entre pessoas.
O que me instigou a realização da pesquisa foi à inquietação por não entender a forma como é tratada a disciplina de Filosofia em relação às outras. A desvalorização estruturada pelo sistema político educacional é perceptível. Prova disso foram às lutas travadas por intelectuais da área para fazer valer o retorno da disciplina tornando-se obrigatória no ensino médio. Também um sentimento de descaso pela maioria dos alunos no processo de aprendizagem na escola. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa o trabalho foi realizado através da observação, conversas informais, aplicação de questionários e entrevistas.
Na análise dos dados percebe-se que há uma convergência das ideias quando alunos e professores em suas colocações deixam claro que a hora aula da disciplina é curta para aprendizagem satisfatória. Esse é um motivo que também leva boa parte dos alunos ao desinteresse pela disciplina. Mostrar os fundamentos a respeito dessas interações entre: disciplina, professores, alunos e os saberes que vos cercam como também apresentar proposta para melhoria do ensino de Filosofia no ensino médio atual.
Desejo a todos uma ótima leitura!
Prof.° Me. Francisco Eliezito de Lima Mendes
Francisco Eliezito de Lima Mendes
Graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (1994). Atualmente é professor – EEM MARIA DE LOURDES OLIVEIRA (CE). Tem experiência na área de Humanas com ênfase em Geografia. Especialização em Educação Ambiental, pela UECE – Universidade Estadual do Ceará. Especialização e Gestão Escolar, pela UECE -Universidade Estadual do Ceará, Especialização em Educação Global, Construção da Cidadania e Inteligencias Humanas pela FADIRE – Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional. Mestre em Ciências da Educação pela Florida Christian University/Universidade do Futuro Ciências Educativas e da Construção da Cidadania – UNIFUTURO.