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O ensino a distância como possibilidade para treinamento de segurança do trabalho na construção civil
Autores:
Kairo Fellipe Santos Ribeiro, Diogo Luiz Zago, Gunar Henrique Guedes e Tânia do Carmo
ISBN
978-65-88580-49-3
DOI:
10.47573/aya.88580.1.1661
N° páginas:
54
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
2021-07-21
Área do Conhecimento
Licença:
552
Sobre o Livro
Sobre os Autores
Sobre o Livro
Embora o cenário brasileiro enfrente um momento de recessão econômica, o setor da construção civil ainda é um dos que mais gera empregos. Desta forma, a quantidade de colaboradores exposta aos riscos na execução de uma obra é um fator preocupante. O Ministério do Trabalho e Emprego, tem aprimorado as Normas Regulamentadoras que regem a segurança do trabalhador. Neste contexto, é importante pensar na oferta dos treinamentos obrigatórios, visando amenizar acidentes laborais. O presente estudo foi elaborado na aplicação de um treinamento por meio da metodologia de Ensino a Distância (EAD), com o objetivo de verificar a viabilidade do método para treinamentos obrigatórios de segurança para a construção civil. Por meio de uma plataforma digital foi elaborado uma vídeo-aula que abordava todos os aspectos programáticos da NR. Para esta aplicação foi escolhida a NR-6 – Equipamentos de Proteção Individual por englobar a importância e necessidade da utilização dos EPI´s, sendo um assunto pertinente em todas as obras. A fim de mensurar a viabilidade da metodologia, também foi proposto um questionário para verificar a aceitabilidade e o quanto os participantes haviam aprendido do conteúdo. O treinamento foi aplicado em duas empresas localizadas na cidade de Maringá-PR: Pailon Comunicação Visual e a Construtora Tesseract Construção Civil Ltda, totalizando 22 colaboradores. Os resultados apontaram fatores positivos como maior flexibilidade no horário de realização do treinamento, redução de custos pela empresa, maior alcance geográfico, entre outros. Diante de tantos pontos positivos referente a aplicação do treinamento EAD, foi verificado se haveria amparo legal para a aplicação do método, porem foi possível concluir através de uma Nota Técnica n°283/2016 do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) que por não haver a possibilidade de aplicação da pratica nos treinamentos EAD, este trabalho tende a se posicionar a favor do treinamento semi-presencial, ou seja, aulas teóricas e avaliação online por meio da modalidade EAD e a carga horária pratica presencia.
Sobre os Autores
Kairo Fellipe Santos Ribeiro
Técnico de Segurança do Trabalho pelo Colégio Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira, Graduado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharias e Inovação Técnico Profissional (FEITEP), Engenheiro de Segurança do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Atualmente atua como engenheiro civil na Construtora TK Engenharia e como professor de pós-graduação do curso de Engenharia e Segurança do Trabalho na Universidade Centro de Ensino Superior de Maringá (UNICESUMAR). Tem experiência na área de segurança do trabalho desde 2012.
Diogo Luiz Zago
Graduado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharias e Inovação Técnico Profissional (FEITEP). Atualmente atua como engenheiro civil na ConstruIngá.
Gunar Henrique Guedes
Graduado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharias e Inovação Técnico Profissional (FEITEP). Atualmente exerce o cargo de Secretário de Planejamento Urbano na prefeitura da cidade de São Miguel do Iguaçu – Pr.
Tânia do Carmo
Licenciada e Bacharel em Química pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade e em Docência no Ensino Superior e Inspeção Escolar pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), Mestrado e Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática pela UEM. Coordenou durante cinco anos os cursos de Engenharias do polo de Educação a Distância da Universidade de Uberaba (UNIUBE) em Maringá. Coordenou o Núcleo de Educação a Distância da Faculdade de Engenharias e Inovação Técnico Profissional (FEITEP).
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