A utilização de tratamentos não farmacológicos para os idosos com dor crônica musculoesquelética na atenção primária à saúde
Autores:
Flavia Guilherme Gonçalves Ziegler
Marcos Aparecido Sarria Cabrera
ISBN
978-65-88580-34-9
DOI:
10.47573/aya.88580.1.10
N° páginas:
42
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
20 de julho de 2021
A presente obra é uma parte da tese de doutorado, a qual foi orientada pelo Dr. Marcos Cabrera. O intuito é o de construir uma base conceitual sobre a dor crônica e como ela se dá na vida do idoso, especialmente no idoso residente em território brasileiro, o qual é regido por um sistema de saúde universal.
Apesar de os estudos da dor estarem, predominantemente, relacionados ao campo da biomedicina – a qual visa a compreensão e a análise dos aspectos neurofisiológicos do diagnóstico, da investigação e do tratamento (BENDELOW; WILLIAMS, 1995), sabe-se que a dor também é uma experiência complexa, influenciada e percebida de acordo com o contexto sociocultural e o comportamento de quem a vivencia (CALLISTER, 2003).
Portanto, esse referencial busca não apenas focar nos aspectos biológicos, mas também em aspectos que demonstrem como a experiência da dor pode interferir na autoeficácia dos idosos.
Neste livro não abordamos as inúmeras possibilidades de tratamento multidisciplinar existentes, pois, por ser parte do referencial de uma pesquisa, nos limitamos aos profissionais do Núcleo Ampliado em Saúde da Família e Atenção Básica atuantes em um município do Estado do Paraná.
Queremos agradecer aqui todos os que direta e indiretamente possibilitaram a construção dessa obra: os idosos das Unidades Básicas de Saúde, motivos da inquietação para que o estudo fosse realizado; nossos familiares, que foram compreensíveis nos momentos de ausência; ao Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Londrina e à Secretaria Municipal de Saúde de Londrina.
Que possamos avançar, dentro do Sistema Único de Saúde, nos cuidados das pessoas que sofrem com dor crônica musculoesquelética, dedicando especial atenção aos idosos da comunidade.
Flavia Ziegler
INTRODUÇÃO
TRATAMENTOS NÃO INTERVENCIONISTAS PARA A DOR CRÔNICA
A AUTOEFICÁCIA
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
ÍNDICE REMISSIVO
SOBRE OS AUTORES
Flavia Guilherme Gonçalves Ziegler
Graduada em Fisioterapia pela UEL;
Especialista em Saúde da Família na modalidade Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela UEL e em Preceptoria no SUS pelo Instituto Sírio Libanês;
Mestre e Doutora em Saúde Coletiva pela UEL.
Fisioterapeuta do Núcleo Ampliado Saúde da Família e Atenção Básica da Prefeitura do Município de Londrina.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0056135137328518
ORCID: 0000-0002-0682-1200
Marcos Aparecido Sarria Cabrera
Graduado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina;
Mestre em Medicina e Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Londrina
Doutor em Ciências Médicas com área de concentração em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Professor titular da disciplina de Geriatria da Universidade Estadual de Londrina.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4098789974066221
ORCID: 0000-0001-9786-9674