Engenharia de produção e a indústria 4.0
Luiz Henrique Domingues
(Organizador)
ISBN: 978-65-88580-07-3
DOI: 10.47573/aya.88580.2.3
Enviado em: 31/10/2020
Publicado em: 14/11/2020
Apresentação
A quarta revolução industrial traz em si um processo de transformação socioeconômico profundo, com alterações expressivas no comportamento das relações comerciais, industriais e pessoais. Especificamente, as indústrias enfrentam hoje um mundo bastante globalizado e amplamente conectado, os desafios a serem vencidos são cada vez maiores. Agilidade e assertividade são essenciais para inovar e atender demandas mundiais cada vez mais personalizadas e rápidas. A produção tem se tornado cada dia mais inteligente e flexível para adequar capacidades produtivas e atender as expectativas dos clientes. O que eram simples processos, se tornaram linhas automatizadas, processos complexos e interligados. No centro desse turbilhão concentram-se as pessoas que precisam ser capazes de lidar com essa complexidade de forma estratégica. Nesse sentido, qualificar os profissionais é uma necessidade eminente. Apontada como uma das vertentes de capacitação para a Indústria 4.0, as instituições de ensino superior são o foco desse estudo para identificar se os profissionais que atuarão nesse ambiente estão sendo capacitados para enfrentar esses desafios. Especificamente, apontada em vários relatórios como a Engenharia integradora de tecnologia, automação e gestão, a Engenharia de produção entra em voga como um dos personagens centrais no fornecimento de profissionais que conduzirão processos de implementação da Indústria 4.0.
O primeiro capítulo deste livro fornece uma definição da Indústria 4.0 e identifica oito áreas-chave para a sua implementação e enquanto o segundo capítulo traz a interdependência e sinergia entre sistema Lean Manufacturing e a Indústria 4.0, destacando seus pontos em comum e os benefícios mútuos. O terceiro capítulo se propõe revisar brevemente a história da estratégia de manufatura e, então, revisar o campo de várias perspectivas diferentes, finalizando com a comparação e avaliação destas diferentes perspectivas e as ligações entre elas. Já o quarto e último capítulo deste livro traz o estudo sobre um novo algoritmo de otimização metaheurística inspirado nos eventos de uma partida de basquete, chamado de Basketball Game Optimization Algorithm (BGOA).
Não resta dúvidas que o leitor terá em mãos extraordinários referenciais para pesquisas, estudos, identificação e concepção de melhorias e implementação de sistemas que envolvem pessoas, materiais, informações, equipamentos, energia e maiores conhecimentos e habilidades dentro de uma linha de produção.
Por fim, está coletânea visa colaborar com os estudos da Engenharia de Produção e da Indústria 4.0, através de autores de renome na área científica, que podem contribuir com o tema.
Luiz Henrique Domingues
Mestre em Engenharia de Produção pelo PPGEP/UTFPR
ISBN: 978-65-88580-07-3
Título: Engenharia de Produção e a Indústria 4.0
Formato: Livro Digital (PDF)
Veiculação: Digital
DOI: 10.47573/aya.88580.2.3
CAPÍTULO 1
Princípios e Cenários da Indústria 4.0: Uma Revisão de Literatura
Paulo Robson Melo Costa
DOI: 10.47573/aya.88580.2.3.1
CAPÍTULO 2
Sinergia entre Lean Manufacturing e Indústria 4.0 no contexto de século XXI
Zaida Micaela Guentch Oglouian Saavedra Franco
Carlos Alberto Oian
DOI: 10.47573/aya.88580.2.3.2
CAPÍTULO 3
Revisão sobre a aplicação dos paradigmas atualizados em 2005 por Chris Voss
Alcenir Vergilio Negri
Karla A. Holub
Sérgio E. G. da Costa
DOI: 10.47573/aya.88580.2.3.3
CAPÍTULO 4
Algoritmo de otimização metaheurística inspirado em um jogo de basquete
Gylles Ricardo Stroher
Gisely Luzia Ströher
DOI: 10.47573/aya.88580.2.3.4
Alcenir Vergilio Negri
Carlos Alberto Oian
Gisely Luzia Ströher
Gylles Ricardo Stroher
Karla A. Holub
Paulo Robson Melo Costa
Sérgio E. G. da Costa
Zaida Micaela Guentch Oglouian Saavedra Franco