A Oferta de Souvenirs Gastronômicos no Destino Morretes/PR
Anaïs Kovaleski
Graziela Scalise Horodyski
ISBN: 978-65-88580-02-8
Resumo
Os souvenirs gastronômicos são produtos compostos por alimentos e/ou bebidas, adquiridos pelos turistas ao redor do mundo, levados para casa como uma lembrança, seja para seu consumo ou para dar de presente. Trazem a identidade do destino/local visitado e estão diretamente relacionados à atividade turística, sendo que seu consumo pode ser influenciado pela experiência vivida nos lugares de um destino turístico. Considera-se novos os estudos que abordam o tema souvenir gastronômico, salientando a importância do tema em questão. Esta discussão torna-se relevante principalmente em destinos cuja a principal motivação é a gastronomia, um desses destinos é Morretes, situado no litoral do Paraná. Morretes/PR tem como principal motivação para atrair turistas o prato típico do Paraná, o famoso barreado e seus produtos locais, tais como a bala de banana, cachaças, farinha de mandioca, batata chips etc. Tais fatores justificam a realização desta pesquisa em Morretes devido ao destino possuir uma ampla oferta de souvenirs gastronômicos aos turistas. Considerando o potencial gastronômico do município, verificou-se que não há estudos sobre seus produtos, direcionando-se a seguinte problemática: como se caracteriza a oferta de souvenirs gastronômicos no destino turístico Morretes/PR? Dessa forma, a presente dissertação tem como objetivo geral analisar a oferta de souvenirs gastronômicos no destino Morretes/PR. Assim, para atingir os objetivos desse estudo foi realizada uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa. As etapas da pesquisa iniciam-se com uma revisão de literatura dos principais temas para compreender os conceitos e abordagens, posteriormente levanta-se em quais locais estão os estabelecimentos comerciais que ofertam produtos alimentícios aos turistas. Passa-se, então, para a pesquisa de campo, identificando os produtos encontrados, analisando-os por meio de emparelhamento teórico e, assim, identificando-os como souvenirs gastronômicos, conforme as categorizações propostas por Horodyski et al (2014), considerando cinco elementos que compõe as suas características principais: Alimentos e Bebidas, Identificação, Embalagem, Transporte e Identidade. Como resultado, são souvenirs gastronômicos em Morretes/PR a farinha de mandioca, cachaça, bala de banana, batata, aipim e banana chips. Esta pesquisa aprofundou o conceito de souvenir gastronômico, em relação ao destino escolhido, sendo que gera autenticidade para Morretes/PR, por ser um destino muito procurado devido a sua gastronomia, história e cultura vinculada com o litoral do Paraná. Este estudo vai contribuir para melhor compreensão do universo dos souvenirs gastronômicos que constituem produtos amplamente comercializados no mundo inteiro e ainda pouco compreendidos na academia.
Palavras-chave: Turismo gastronômico. Souvenir gastronômico. Destino turístico. Morretes - Paraná.
ISBN: 978-65-88580-02-8
Título: A Oferta de Souvenirs Gastronômicos no Destino Morretes/PR
Formato: Livro Digital (PDF)
Veiculação: Digital
ANAÏS KOVALESKI
Mestra em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (Brasil, 2016-2018), Bacharela em Turismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (Brasil, 2012-2015), realizou o curso de Dirección Innovadora de Empresas Turísticas (Espanha, 2014-2015), oferecido com bolsa de estudos pelo acordo entre o Ministério de Turismo do Brasil, Universidad.es e Universidad de Málaga.
GRAZIELA SCALISE HORODYSKI
Doutora em Geografia pela UFPR – Universidade Federal do Paraná (2014), Mestre Turismo e Hotelaria pela UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí (2006) e Bacharel em Turismo pela UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa (2002). É docente, pesquisadora e extensionista, do Departamento de Turismo da UEPG desde 2006. Líder do Grupo de Estudos MarkTur/UEPG – Centro de Estudos em Gestão Estratégica de Marketing em Turismo. Mantém a linha de pesquisa intitulada O Consumo Turístico nos Destinos Campos Gerais e Rotas do Pinhão Curitiba e Região Metropolitana, no Estado do Paraná. Foi professora do Programa de Pós-graduação em Turismo da UFPR de 2015 a 2019. Colabora com o projeto de economia criativa SouCuritiba desde o ano de seu lançamento, em 2013.