Avaliação do Ciclo de Vida Energético do Processo de Fabricação de Embalagens Metálicas: Estudo de Caso para Latas de Bebidas
Aurélio Kovaleski
Aparecido dos Reis Coutinho
ISBN: 978-65-88580-01-1
Resumo
As consequências ambientais do aumento do consumo de energia trazem mudanças climáticas e aquecimento global. O uso racional da energia torna-se uma palavra-chave para o desenvolvimento sustentável mundial. O setor industrial configura-se como o que mais consome energia no mundo e no Brasil, onde a indústria alimentícia encontra-se como o segmento com o maior índice de consumo de energia. A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é passo fundamental para um gerenciamento sustentável. Apesar da popularidade da ACV no campo de embalagens metálicas para bebidas, verifica-se a ausência de estudos com relação ao sistema produtivo destas. Enquanto a ACV avalia os impactos de uma forma geral, uma análise derivativa, chamada de Avaliação do Ciclo de Vida Energético (ACVE) concentra-se na energia como a única medida do impacto ambiental. A ACVE vem sendo empregada nas últimas décadas no setor industrial devido aos esforços direcionados ao aumento da eficiência energética. O presente trabalho tem por objetivo empregar a ACVE para quantificar o consumo energético de uma planta de fabricação de embalagens metálicas para bebidas, por meio de abordagem metodológica de estudo de caso exploratório, visando proporcionar maior familiaridade com o problema abordado. Para tanto, foi realizada a coleta dos dados em Industria produtora de latas metálicas de alumínio para bebidas. O trabalho apresentou uma análise em relação a todas as etapas do processo produtivo investigado a fim de demonstrar seus consumos de energia térmica e elétrica. Verificou-se que o balanço energético no processo de produção de latas de alumínio apresenta como fonte predominante de energia a eletricidade (57,7%). No entanto, apesar da energia térmica ser aplicada em somente três etapas ao longo do processo, possui uma participação expressiva (42,3%). O consumo total de energia no processo foi de 105.021 kJ por 1000 embalagens produzidas.
Palavras-chave: Latas de bebidas. Embalagens metálicas. Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). Avaliação do Ciclo de Vida Energético (ACVE). Eficiência energética.
ISBN: 978-65-88580-01-1
Título: Avaliação do ciclo de vida energético do processo de fabricação de embalagens metálicas: Estudo de caso para latas de bebidas
Formato: Livro Digital (PDF)
Veiculação: Digital
AURÉLIO KOVALESKI
Mestre em Engenharia de produção pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP, Engenheiro de Produção em Controle e Automação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Ponta Grossa.
APARECIDO DOS REIS COUTINHO
Graduação: Licenciatura Plena em Física (UNESP-Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 1981); Mestrado: Ciências – Energia Nuclear na Agricultura (USP-Universidade de São Paulo, 1984); Doutorado: Ciências (UNICAMP-Universidade Estadual de Campinas, 1992); Pós doutorado: Física de Plasmas (ITA-Instituto Tecnológico da Aeronáutica, 1997). Docente do PPGEP-Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da UNINOVE (Universidade Nove de Julho, São Paulo). Áreas de atuação: Inovação Tecnológica, Sustentabilidade: Ciclo de Vida de Produtos e Processos, Energia, Meio Ambiente, Produção Limpa. Desenvolvimento de projetos de P&D em parceria com indústrias voltados à inovação tecnológica; sustentabilidade; materiais metálicos e não metálicos; materiais carbonosos e compósitos. H-index=13.