
Formadores em Ação: Uma Análise do Programa de Formação Continuada dos Professores do Estado do Paraná (2020 a 2024)
Autores:
Prof.ª Ma. Quitéria Paiva Villela Santos
Prof.° Dr. Adão Aparecido Molina
ISBN
978-65-5379-893-9
DOI:
10.47573/aya.5379.1.427
N° páginas:
154
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
02/12/2025
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
Quitéria Paiva Villela Santos
Mestra em Ensino Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR) pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Paranavaí, vinculada à linha de pesquisa (1) Educação, Ensino e Formação de Professores. Integrante do grupo de pesquisa GEPEHPE(Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, História, Políticas e Educação) pela (UNESPAR/PPIFOR/CNPq)- Paranavaí- PR. Especialização em Gestão Escolar, pela FSB(Faculdade de São Braz); Especialização em Educação Especial, Inclusão e Libras pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco; Especialização em EAD, pela FICA(Faculdade Integrada Camões); Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela UNIVALE; Graduada em Pedagogia, pela FAPI(Faculdade de Pinhais) e em Letras (Português/Inglês) pela FAFIPA(Faculdade de Ciências e Letras de Paranavaí- Paraná). Professora da Educação Básica desde 2004 e pedagoga da Rede Estadual de Educação do Paraná (SEED). ORCID: https://orcid.org/0009-0005-6810-3705; Lattes: http://lattes.cnpq.br/7865898714707937.
Adão Aparecido Molina
Professor Pesquisador em Educação. Possui graduação em Curso de Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (1986), especialização em Didática e Metodologia do Ensino pela Universidade Norte do Paraná (1997), mestrado em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2004), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2011) e pós-doutorado em História da Educação pela Universidade Estadual Paulista – Unesp Campus de Assis, com estância pós-doutoral em História da Educação na Faculdade de Educação da Universidade de Salamanca – Espanha, no ano de 2018. Atualmente é professor Associado do Departamento de Educação da Universidade Estadual do Paraná – Campus de Paranavaí; Professor do Programa de Pós-graduação – Mestrado Acadêmico em Ensino – Formação Docente Interdisciplinar da Unespar/Paranavaí e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva PROFEI – Unespar/Paranavaí. Tem experiência na área de Educação e Ensino, com ênfase em Fundamentos da Educação e Políticas educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Transformação Social, Educação e Ensino; Fundamentos históricos e filosóficos da educação e Fundamentos da Educação Infantil (História da Educação e da infância); Estado e Políticas Públicas-Sociais para a Educação e a Infância. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos da Unespar no período de 2020 a 2024. É líder responsável pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, História, Políticas e Educação – GEPEHPE, cadastrado no GP – CNPq. Consultor de vários periódicos na área de Educação e Ensino. Foi Diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação do Campus de Paranavaí, nomeado pela Portaria n.205/2022 – Reitoria Unespar, para o biênio 2022-2023. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Formação de Recursos Humanos em Educação Especial (GP-FOREESP) e Pós-Doutorando em Psicologia/Educação Especial Inclusiva na Universidade Federal de São Carlos – SP, sob a supervisão da Professora Doutora Enicéia Gonçalves Mendes. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9633-4707. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2722357341071060..
Ler On-line

