Mercados e Oportunidades Comerciais para a Internacionalização do Arroz Irrigado Brasileiro
Autores:
Maiara Pasini Milanez
Prof.° Dr. Júlio Cesar Zilli
ISBN
978-65-5379-673-7
DOI:
10.47573/aya.5379.1.335
N° páginas:
103
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
13-01-2025
Área do Conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Licença:
A obra “Mercados e Oportunidades Comerciais para a Internacionalização do Arroz Irrigado Brasileiro” explora de maneira detalhada as dinâmicas do agronegócio no Brasil, com enfoque na cadeia produtiva do arroz irrigado. Fundamentado em análises qualitativas e quantitativas, o livro aborda desde conceitos de comércio exterior e representatividade do agronegócio até metodologias de análise de mercado e projeções econômicas. Destinado a pesquisadores, economistas e gestores do setor agrícola, o material apresenta estratégias e cenários para inserção competitiva do arroz irrigado no mercado internacional, contribuindo para debates sobre sustentabilidade e competitividade no agronegócio brasileiro.
Maiara Pasini Milanez
Enquanto estudante do Ensino Médio, participou da elaboração do Projeto de Reflorestamento “Estudo das Características Fisiográficas às Margens do Rio Manoel Alves”, desenvolvido em Morro Grande – SC, e apresentado na XII Feira Estadual de Ciência e Tecnologia, em Florianópolis-SC (2017) e na 24ª Ciência Jovem, feira interdisciplinar internacional em Recife-PE (2018). Ainda em 2018, concluiu o curso de inglês “General English” pela Fisk e, em 2019, pela EC Vancouver, no Canadá, ambos em nível avançado.
Técnica em Administração pelo Centro de Educação Profissional (CEDUP) Abílio Paulo, de Criciúma – SC, com experiência em auxiliar administrativo. Graduada em Administração com Linha de formação específica em Comércio Exterior, pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), e agricultora familiar na propriedade da família, localizada no Sul de Santa Catarina.
Júlio Cesar Zilli
Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Desenvolvimento Socioeconômico (2015), MBA em Gestão Empresarial (2003), Especialização para o Magistério Superior (2007) pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e Graduado em Ciências Contábeis (1997) pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).
Líder do Laboratório Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais – LabGENINT e professor colaborador do laboratório Engenharia da Integração e Governança Multinível do Conhecimento e da Aprendizagem Organizacional – ENGIN/UFSC. Idealizador do Programa Prata da Casa e Programa de Imersão Empresarial (PRIME). Coordenador do Programa de Qualificação para Exportação – PEIEX (Núcleo Operacional PEIEX Criciúma/Lages), convênio realizado entre o LabGENINT/UNESC e a ApexBrasil.
Professor com experiência nos Cursos de Graduação em Administração e Comércio Exterior da UNESC envolvendo as disciplinas de Legislação Aduaneira, Logística Internacional, Transportes e Seguros Internacionais, Práticas Gerenciais de Exportação e Importação, Negociações Internacionais, Introdução ao Comércio Exterior, Projeto de Pesquisa e Trabalho de Curso (TCC). Na pós-graduação, idealizador, professor e orientador do MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais/UNESC envolvendo as disciplinas de Internacionalização das Organizações, Gestão da Logística Internacional e Seguro de Carga e Gestão das Operações de Comércio Exterior – Exportação e Importação.
Premiações envolvendo artigos destaques em workshops, congressos e Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC no curso de Comércio Exterior/UNESC. Orientador de Projetos de Pesquisa Iniciação Científica – PIC 170, FUMDES, PIBIC e PIBIC Junior/CNPQ/UNESC e Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC I e II nos Cursos de Administração e Comércio Exterior/UNESC.
Autor do e-book “Do Sul Catarinense (AMREC) para o Mundo: exportação de práticas e soluções inovadoras” e do livro “Vales da Uva Goethe: da história e consolidação do registro”. Organizador dos e-books “Propriedade Intelectual, Desenvolvimento e Inovação: ambiente institucional e organizações”, “Perspectivas Contemporâneas em Administração e Comércio Exterior”, “Estratégias de Gestão e Comércio Exterior: os desafios do mundo globalizado do século XXI (volume I, II)” e “O Desenvolvimento dos Vales da Uva Goethe – SC: contribuições da extensão universitária.”
Na gestão empresarial de empresas do ramo cerâmico e agroindustrial, profissional com experiência em todas as áreas relacionadas ao comércio internacional (comercial, logística, financeiro e documental) com destaque para os mercados da Europa, Ásia e África.
Tem experiência na área de Administração, com ênfase no Comércio Exterior, atuando principalmente nos seguintes temas: comércio exterior, negócios internacionais, gestão portuária, estratégia, competitividade, inovação, desenvolvimento, políticas governamentais, governança, governança portuária e governança multinível. ORCID: 0000-0003-3794-0576 e página do LabGENINT/UNESC: www.unesc.net/genint
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20