Mais Infância MT: Abordagens, Experiências e Fatos – Uma Trama Pedagógica
Organizado por:
Prof.° Me. Paulo Marcos Ferreira Andrade
Prof.ª Ma. Valdineia Ferreira dos Santos Piasson
ISBN
978-65-5379-643-0
DOI:
10.47573/aya.5379.2.375
N° páginas:
274
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
30-11-2024
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
O livro “Mais Infância MT: Abordagens, Experiências e Fatos – Uma Trama Pedagógica” oferece uma abordagem abrangente sobre práticas pedagógicas voltadas para a educação infantil, integrando a vivência da criança ao ambiente natural e ao cotidiano escolar. Organizado pelos professores Paulo Marcos Ferreira Andrade e Valdineia Ferreira dos Santos Piasson, esta obra reflete um esforço colaborativo para explorar os múltiplos caminhos de aprendizagem que envolvem sensorialidade, ludicidade e criatividade.
A estrutura do livro evidencia um rico diálogo entre diferentes práticas pedagógicas, como o uso de elementos naturais para criar trilhas sensoriais, brincadeiras com materiais recicláveis e a valorização do brincar ao ar livre. Tais práticas buscam conectar as crianças ao ambiente, promovendo interações significativas que favorecem o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional. A exploração de texturas, formas e sons destaca-se como uma metodologia que estimula a curiosidade e o aprendizado ativo.
Além disso, os capítulos propõem formas criativas de integrar a arte e a natureza, enfatizando atividades como pinturas com elementos naturais, construção de brinquedos com papelão e o uso de narrativas para enriquecer o imaginário infantil. Essas abordagens são fundamentadas em princípios que priorizam a autonomia das crianças, permitindo que elas sejam protagonistas de suas aprendizagens enquanto interagem com o mundo ao seu redor.
A obra também contempla a dimensão do planejamento pedagógico, abordando estratégias que visam a coordenação entre educadores e a comunidade escolar. A formação continuada dos profissionais é destacada como elemento central para a implementação de práticas pedagógicas inovadoras e sensíveis às especificidades de cada criança.
No contexto das políticas educacionais, o livro alinha-se às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), reafirmando a importância de um currículo integrado que articule diferentes campos de experiência. As atividades propostas oferecem ferramentas concretas para que os educadores desenvolvam práticas inclusivas e adaptadas às necessidades das crianças.
Por fim, esta obra não apenas celebra as experiências já realizadas no âmbito do programa Mais Infância MT, mas também convida educadores, gestores e pesquisadores a refletirem sobre os desafios e as possibilidades de uma educação infantil comprometida com o pleno desenvolvimento da criança em suas múltiplas dimensões. A coletânea consolida-se como um recurso valioso para o fortalecimento das práticas pedagógicas e a promoção de uma infância rica em experiências e descobertas.
Boa Leitura!
Paulo Marcos Ferreira Andrade
Mestre em Ensino de Ciências e Matemática Pela UNEMAT. Licenciado em pedagogia pela UNEMAT. Licenciado em Letras:Português/espanhol pela UFMT. Esp. em coordenação pedagógica pela UFMT. Esp. em gestão escolar pela UFMT. Esp. em educação do campo pela AFIRMATIVO. Atua como professor na educação Básica desde de 1999, e atualmente é coordenador pedagógico na Extensão Municipal SOS Criança.
Valdineia Ferreira dos Santos Piasson
Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2004) e mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática – Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática PPGECM (2018). Atuou como coordenadora na escola Municipal Prof Silvana de Souza Daniel e foi diretora do Centro Municipal de Educação Infantil Carlos Alberto Cruz. Atuou como formadora da Educação Infantil de Barra do Bugres do Programa ALFABETIZA-MT. Atualmente é coord. pedagógica municipal da ed. infantil na Secretaria Municipal de Educação Cultura e Cultura e formadora municipal do LEEI Leitura e Escrita na Educação Infantil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, ensino de matemática, ensino e aprendizagem, formação de professores e gestão pedagógica. Participou da equipe de autores na elaboração do Material Educacional Mais Infância- MT (2024) da Revista Nova Escola.