Requalificação Urbana da Orla de Curralinho-PA
Autores:
Fabio Moreira Brito
Taiana de Sousa Matos
ISBN
978-65-5379-632-4
DOI:
10.47573/aya.5379.1.321
N° páginas:
58
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
26-11-2024
Área do Conhecimento
Engenharias
Licença:
A requalificação do projeto urbanístico para a cidade em questão, busca elencar um processo construtivo baseado em fatos e discussões com os usuários da cidade, a fim de proporcionar melhores condições para uma cidade mais humana, enfatizando a cidade caminhável, baseada na crítica e na construção de uma cidade para as pessoas.
O projeto foi pensado em atender os princípios da acessibilidade, mobilidade urbana pensada em pessoas, o projeto em si trouxe questões importantes de vivências. Foram trabalhados em 3 trechos diferentes onde o primeiro deu ênfase ao lazer, como playground, academia ar livre e quiosques, no segundo trecho se nota a presença da economia como a requalificação dos portos e aplicação de rampas de acesso dos portos às embarcações e por último o terceiro trecho, foi projetado a contemplação onde foram trabalhados a estética e aplicação letreiro da cidade, dando suporte ao turismo e a história da cidade.
No decorrer dos levantamentos serão levados em conta detalhes de impactos que a intervenção pode causar na sociedade, até levar ao resultado, que será minunciosamente preocupado com as questões de segregação que deve ser evitado, pois precisa se pensar nos que vão ter que sair por conta da intervenção, que a partir disso deverão receber suporte e qualidade em seu novo habitat.
O projeto de requalificação urbana vai abordar interesses, destacando as dificuldades encontradas na região, visto que isso foi decisivo em abordar que o acesso, é uma das principais dificuldades, principalmente quando se trata de embarque e desembarque dos moradores vindo dos interiores. Outro fator, que predominou é a falta de acesso do ciclista que fica excluído, logo é preciso colocar ciclovias em pontos estratégicos, além disso é nítido observar a falta de estacionamento para o equipamento, serão criados pontos de lazer e de apreciação a cidade.
Boa leitura!
Fabio Moreira Brito
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Faci/Wyden no ano de (2021). Formado em Técnico em Administração EaD pelo IFSULDEMINAS – CAMPUS POUSO ALEGRE, Polo São João da Boa Vista-SP (2023). Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais. Atua como arquiteto e Urbanista.
Taiana de Sousa Matos
Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Pará (2022). Especialização em Engenharia e Segurança do trabalho (IFSULDEMINAS). Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais.