Caracterização de Bacia Hidrográfica: Rio Figueira em Alta Floresta D’oeste – RO
Autores:
Prof.º Me. Flavio Fagundes de Paula
Prof.ª Ma. Tatiane Emílio Checchia
ISBN
978-65-5379-611-9
DOI:
10.47573/aya.5379.1.315
N° páginas:
100
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
25-10-2024
Área do Conhecimento
Engenharias
Licença:
O estudo analisa as características da bacia do rio Figueira, em Alta Floresta D’Oeste, Rondônia, explorando o impacto das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e das atividades humanas na dinâmica hídrica local. Através de metodologias como a análise de imagens de satélite e dados hidrológicos, o trabalho mapeia a fisiografia da bacia, o desmatamento, e o balanço das vazões entre 2016 e 2019. O levantamento mostra como as mudanças no uso do solo e a construção de PCHs afetam as populações e ecossistemas locais, especialmente nas comunidades indígenas a jusante, revelando a complexa relação entre desenvolvimento energético e sustentabilidade hídrica.
Flavio Fagundes de Paula
Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (IPH/UFRGS, 2024) grupo de pesquisa hidrologia em grande escala (HGE), Engenheiro de Segurança do Trabalho (UNIMAIS), Graduado em Engenharia Civil, pela Universidade Federal de Rondônia Campus Porto Velho (2015-2020). Foi estagiário do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) 2019/2020, na Divisão de Proteção Ambiental Setor de estudo e monitoramento Hidrológico (2019-2020). Membro do Grupo de estudos e pesquisa em solos na Amazônia – GEPSA na linha de pesquisa Física do Solo. Membro do Grupo de pesquisa GPCAS: Cidades Amazônicas: sustentabilidade e inovação tecnológica. Técnico em Segurança do Trabalho de Escola Politécnica Brasileira – RN.
Tatiane Emílio Checchia
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutoranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal de Rondônia. Atualmente é professora do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Rondônia, colaboradora do Grupo de Pesquisa Cidades Amazônicas: Sustentabilidade e Inovação Tecnológica, Grupo de Pesquisa Aplicado a Modelos Preditivos Ambientais/UNIR e Pesca, Aquicultura e Ecologia de Peixes em Águas Interiores. Tem experiência na área de recursos hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: monitoramento e modelagem hidrossedimentológica, estudos de aproveitamentos hidrelétricos, drenagem urbana, segurança hídrica para o desenvolvimento regional sustentável.