Guia informativo da inserção do açaí (Euterpe Oleracea Mart.) na alimentação escolar na calha amazônica do médio Solimões, para as escolas amazonenses
Autor:
Prof.° Dr. Wildomar Rodrigues Pessoa
ISBN
978-65-5379-551-8
DOI:
10.47573/aya.5379.1.284
N° páginas:
153
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
05-07-2027
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
O presente livro aborda um tema de grande relevância para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região amazônica: a inserção de produtos artesanais locais na alimentação escolar. Especificamente, o foco recai sobre a polpa de açaí (Euterpe oleracea Mart.) e a elaboração de um guia informativo para sua introdução na merenda escolar das escolas amazonenses situadas na Calha do Médio Solimões. Esta pesquisa é de suma importância não apenas pela valorização dos produtos regionais, mas também pela promoção de uma alimentação escolar nutritiva e culturalmente significativa.
O estudo foi conduzido no município de Coari, Estado do Amazonas, entre o final de 2018 e outubro de 2020. A metodologia empregada incluiu observações de campo, entrevistas, aplicação de check lists e questionários via Google Forms. Esses instrumentos permitiram uma análise detalhada e abrangente sobre a demanda e a aceitação do açaí entre os estudantes, além de fornecer dados valiosos sobre a cadeia produtiva e as condições higiênico-sanitárias do processamento do açaí.
Os resultados são apresentados em três etapas principais. A primeira etapa descreve o cenário da pesquisa, destacando a alta demanda pelo açaí nas cidades do Amazonas. Mesmo competindo com alimentos como bolo, salgados fritos e pizza, o açaí se mostrou o alimento mais preferido pelos estudantes, indicando uma aceitação significativa dos produtos regionais quando oferecidos na merenda escolar. Esta constatação revela a potencialidade de valorização das tradições alimentares locais e a promoção de uma alimentação escolar mais apreciada pelos alunos.
A segunda etapa detalha o processo de elaboração do Guia Informativo da Inserção do Açaí, fundamentado em artigos científicos sobre o fruto e suas características. A participação ativa dos interessados no Conselho de Alimentação Escolar foi crucial para a organização e execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), permitindo a viabilização da inserção do açaí na merenda escolar. A descentralização da concorrência e a inclusão de produtos processados pela agricultura familiar, através da Aprodocida e seus cooperados, demonstram uma estratégia eficaz para fortalecer a economia local e garantir a qualidade nutricional dos alimentos oferecidos aos estudantes.
Por fim, a terceira etapa avalia as condições higiênico-sanitárias de uma mini agroindústria familiar de processamento de açaí, fornecida pela Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC). Concluiu-se que, mesmo com uma estrutura simples, é possível manter padrões de regularidade higiênico-sanitária compatíveis com a legislação vigente. A proximidade entre produção e consumo mostrou-se um fator positivo para a qualidade do alimento processado, alinhando-se a um movimento internacional de valorização do local de origem e da cultura associada aos produtos tradicionais.
Em síntese, este livro não apenas contribui para o conhecimento científico sobre a inserção de produtos regionais na alimentação escolar, mas também promove o fortalecimento da economia local, a valorização cultural e a melhoria da qualidade nutricional das refeições oferecidas aos estudantes. Ao incentivar a adoção de produtos locais como o açaí, a pesquisa reforça a importância de políticas públicas que integrem sustentabilidade, saúde e educação. Agradecemos aos autores e colaboradores pelo empenho e dedicação na realização deste trabalho, cuja relevância transcende o âmbito acadêmico e se estende à comunidade amazônica e à sociedade em geral.
Wildomar Rodrigues Pessoa
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Educação. Mestre e Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES.