Ensino de Leitura e Produção Textual: Práticas Pedagógicas Inovadoras
Organizado por:
Prof.ª Ma. Denise Pereira
ISBN
978-65-5379-622-5
DOI:
10.47573/aya.5379.2.371
N° páginas:
72
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
31-10-2024
Área do Conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Licença:
O livro “Ensino de Leitura e Produção Textual: Práticas Pedagógicas Inovadoras” reúne estudos que integram metodologias criativas e contemporâneas no ensino de leitura e produção textual. Em uma sociedade cada vez mais conectada e diversa, as práticas pedagógicas exploradas destacam a importância de adaptar o ensino a novas realidades culturais e tecnológicas, promovendo o desenvolvimento de habilidades críticas e reflexivas entre os estudantes.
Um dos capítulos examina a criação e o uso de vídeos de animação como ferramentas de apoio ao aprendizado, com foco no gênero crônica. Essa abordagem visual e interativa abre caminhos para uma compreensão ampliada dos elementos narrativos, oferecendo aos alunos uma experiência de leitura mais dinâmica e envolvente.
Outro estudo aborda o ensino de leitura através de lendas e mitos amazônicos, enfatizando as potencialidades e desafios de incorporar elementos da cultura regional na sala de aula. Essa prática permite que os estudantes explorem narrativas tradicionais, promovendo uma valorização das histórias locais e ampliando o horizonte cultural.
Por fim, o capítulo sobre literaturas francófonas pós-coloniais e suas conexões com o Brasil explora vozes femininas e interseccionais que desafiam narrativas dominantes e abordam questões de identidade, herança cultural e representatividade. Ao conectar o Brasil com outras tradições literárias, essa discussão amplia o olhar sobre a diversidade de perspectivas e fomenta um ambiente de reflexão sobre questões sociais e culturais.
Esta coletânea é uma contribuição valiosa para o campo da educação, propondo práticas pedagógicas que conectam o ensino da leitura e escrita a contextos culturais variados. Ao reunir abordagens inovadoras, o livro oferece aos educadores um panorama de estratégias para enriquecer o processo educacional e formar leitores capazes de dialogar com as complexidades do mundo atual.
Boa leitura!
Denise Pereira
Mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG), Especialista em História, Arte e Cultura, (UEPG), Especialista em Tecnologias Educacionais, Gestão da Comunicação e do Conhecimento (CENSUPEG); Especialista em Docência do Ensino Superior, Gestão e Tutoria EAD (FABRAS); Especialista em Gestão Educacional (IBRA), Graduada em História (UEPG) e Graduada em Pedagogia (IBRA). Atualmente Professora/Tutora Ensino a Distância da UEPG, Professora Orientadora de TCC da UFRN, Coordenadora Geral Acadêmica da FASU.