Custos Invisíveis: a equidade intergeracional e o custo ambiental da disposição de rejeitos nucleares de Angra 3
Autora:
Ilana Junqueira Marques Ferreira Figueiredo
ISBN
978-65-5379-512-9
DOI:
10.47573/aya.5379.1.268
N° páginas:
124
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
13-05-2024
Área do Conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Licença:
Este trabalho avaliou como se pode incluir o conceito de equidade intergeracional na mensuração do custo ambiental da disposição de rejeitos nucleares de Angra 3. São analisados os conceitos de equidade intergeracional na Economia e as formas encontradas para incluir esse aspecto na definição da taxa de desconto utilizada na mensuração econômica dos custos ambientais com impactos de longo prazo. Foram consideradas as propostas apresentadas por Padilla (2002) e a aplicação da Fórmula de Ramsey com segurança equivalente. Foi realizada uma análise qualitativa da avaliação dos impactos ambientais do depósito de Yucca Mountain, nos Estados Unidos, com foco na equidade intergeracional.
O trabalho também avaliou como as diferentes formas de cálculo da taxa de desconto influenciam na mensuração do custo ambiental da disposição de rejeitos nucleares de Angra 3. As análises conduzidas apontaram que a limitação da disponibilidade da informação e as incertezas científicas no longo prazo fazem com que os impactos relevantes sejam desconsiderados na análise ambiental dos empreendimentos. A aplicação da taxa de desconto de segurança-equivalente gerou um custo não desprezível no longo prazo e que precisaria ser considerado na análise do projeto.
Boa leitura!
Ilana Junqueira Marques Ferreira Figueiredo
Especialista em infraestrutura, regulação e modelagem econométrica, Ilana Ferreira é mestre em Economia pela Universidade de Brasília e bacharel em Economia pela mesma instituição. Atua há quinze anos na análise e articulação de políticas públicas para os setores de infraestrutura, especialmente em investimentos, concessões, regulação e saneamento. Com dezenas de citações e entrevistas na imprensa, Ilana já coordenou e desenvolveu mais de 20 estudos sobre infraestrutura.