Práticas de Pesquisas no IFMA, Campus São Luís – Monte Castelo
Organizado por:
Prof.° Me. Antonio Antunes Norberto de Oliveira
Prof.ª Dr.ª Déa Nunes Fernandes
Prof.ª Dr.ª Naiza Maria Castro Nogueira
Prof.ª Dr.ª Scheila Regina Gomes Alves Vale
ISBN
978-65-5379-472-6
DOI:
10.47573/aya.5379.2.301
N° páginas:
219
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
25-03-2024
Área do Conhecimento
Multidisciplinar
Licença:
De acordo com Plano de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão a pesquisa deve oportunizar o avanço do conhecimento científico e tecnológico, bem como sua aplicação, sendo esta uma condição essencial para a consecução do fazer e ainda uma forma de garantir a articulação entre educação, ciência, tecnologia e desenvolvimento social. As oportunidades para construção do conhecimento são dadas na instituição através de seus editais de pesquisa e inovação, da execução de cursos de pós-graduação nas modalidades Lato Sensu e Stricto Sensu, na sala de aula através do ensino, nas atividades extramuros através da extensão, ou seja, muitas oportunidades são geradas. Mas este fazer ciência é conduzido com maestria por seus servidores e discentes, articulados em cada campus por um setor responsável pelo gerenciamento da pesquisa, pós-graduação e inovação.
Desta forma ao longo dos anos a Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFMA Campus São Luís – Monte Castelo (DPPGI-MTC) vem incentivando através de editais da instituição e externos, um caminhar no desenvolvimento de pesquisas científicas e/ou tecnológicas, inovações e a pós-graduação a fim de fortalecer o conhecimento vivenciado e construído por seus servidores e discentes.
Neste caminhar do conhecimento, além da execução destas atividades da ciência em construção, um dos mecanismos prioritários é sua divulgação e popularização, logo foram publicados seus resultados em diversos meios de comunicação como Anais de congressos nacionais e internacionais, eventos do próprio campus como o Encontro de Pesquisa, Pós-Graduação, Iniciação à Docência, Inovação e Extensão (EPIDE), periódicos nacionais e internacionais, dentre outros. No entanto, ainda faltava uma forma de popularizar esses achados de forma mais interna e, ao mesmo tempo, abrangente, e como em um caminhar, às vezes, nos deparamos com trilhas que podem nos traçar novos horizontes, a DPPGI-MTC inicia publicando as Trilhas da Pesquisa, um e-book que integra os caminhos da ciência produzidos no campus Monte Castelo abrindo os olhares para um horizonte de riquezas produzido por diversas áreas do conhecimento ao longo dos anos.
Neste e-book seus leitores poderão trilhar por quinze capítulos que trazem pesquisas sobre o tempo pandêmico vivenciado no ensino e por toda sociedade, tratando de questões ambientais, biodiversidade maranhense, aspectos da educação inclusiva, gênero, sexualidade, educação profissional dentre outros. Vejam que trilhas perfeitas para reflexão, contemplação, indagação, para ssim continuar despertando e construindo uma ciência através de novas pesquisas e inovações, pois o caminhar pode nos levar a outros horizontes cada vez mais ricos e repletos de aprendizados, ou mesmo mais desafiadores. Portanto, contemplem esta obra que oportuniza além do caminhar com seus autores, a popularização de seus resultados.
Georgiana Eurides de Carvalho Marques
Diretora de Pesquisa PRPGI/ IFMA
Antonio Antunes Norberto de Oliveira
Possui Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT) pela Universidade Federal do Maranhão (2022) e graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal do Piauí (2010). Desde 2010 trabalha com gestão de Propriedade Intelectual (patentes e programas de computador) e tem participado da comissão de eventos de disseminação da Propriedade Intelectual e Inovação. Tem experiência em análise de redação de patentes; participou da elaboração da Política de Inovação do IFMA e tem ministrado cursos, treinamentos e palestras sobre elaboração de redação de patente e Inovação. Atualmente, está chefe do Núcleo de Pesquisa e Inovação, na Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, no campus Monte Castelo.
Déa Nunes Fernandes
Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão- UFMA (1988), Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus Rio Claro (2001). Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista- UNESP campus Rio Claro (2011). Membro do grupo de pesquisa “ História Oral e Educação Matemática”- GHOEM/UNESP. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática – GEPEM. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica – GEPEPT/IFMA. Professora do 3º grau do Departamento de Matemática do IFMA. Professora efetiva do Programa de Pós- Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do IFMA. Professora do Curso de Especialização em Ensino de Matemática – IFMA-MTC. Membro do Corpo de Assessores Científicos da Revista “Acta Tecnológica” do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão- IFMA. Consultora ad hoc da FAPEMA. Membro da Comissão de Avaliadores do Comitê Institucional de Pesquisa e Inovação da PRPGI/IFMA. Membro da Comissão de Avaliação de Professor Associado do IFMA. Tem experiência nas áreas Ciências Exatas e da Terra , Ciências Humanas e Multidisciplinar com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia do ensino de matemática, formação inicial e continuada de professores de matemática , história da educação matemática. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2790-1023.
Naiza Maria Castro Nogueira
Possui graduação em Ciências Biológicas, Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão (1992), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2003). Atualmente é professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia de Microalgas, atuando principalmente nos seguintes temas: limnologia, ecologia do fitoplâncton, educação ambiental, biologia, educação, educação especial e ensino.
Scheila Regina Gomes Alves Vale
Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Estadual do Maranhão (1994), graduação em Licenciatura em Construção Civil pelo Centro Federal de Educação (1998), Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Centro Federal de Educação(2000), Mestrado(2015) e Doutorado (2020) no Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/FIOCRUZ). Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do campus São Luís Monte Castelo do Instituto Federal do Maranhão. Experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde do trabalhador.
Sumário
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Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20