Desafios da educação na contemporaneidade – Vol. 15
Organizado por:
Prof.° Dr. Alderlan Souza Cabral
ISBN
978-65-5379-517-4
DOI:
10.47573/aya.5379.2.315
N° páginas:
336
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
29-05-2024
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
Os desafios da educação na contemporaneidade são vastos e multifacetados, exigindo uma análise profunda e abrangente das diversas nuances que permeiam o cenário educacional atual. Este volume, o décimo quinto da série “Desafios da Educação na Contemporaneidade”, apresenta uma coletânea de estudos que abordam temas essenciais para a compreensão e a melhoria da educação em suas múltiplas dimensões.
Iniciamos com uma investigação sobre alfabetização e letramento, focando nos pressupostos e desafios enfrentados pelos professores nas séries iniciais. Este tema se conecta diretamente à importância da formação continuada dos docentes, particularmente na rede pública do Amazonas, onde os desafios são acentuados pelas especificidades regionais. A avaliação formativa e práticas de ensino diferenciadas são exploradas como pontes para o sucesso educacional, demonstrando a necessidade de abordagens pedagógicas flexíveis e adaptativas.
A transição na educação infantil é discutida a partir dos processos de acolhimento e adaptação, revelando os obstáculos enfrentados por educadores e alunos nesse estágio crucial. A aplicação de métodos lúdicos na matemática para crianças especiais das séries iniciais destaca a importância de estratégias pedagógicas inclusivas e eficazes. Além disso, a implantação da nova estrutura da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é analisada quanto ao seu impacto na aprendizagem, refletindo sobre as mudanças necessárias para atender essa população específica.
A relação entre vida social e realidade escolar é examinada sob a perspectiva das interações entre família e escola, ressaltando a importância do envolvimento comunitário no processo educativo. A atividade física é destacada como uma ferramenta essencial no combate à ansiedade e depressão, mostrando como o bem-estar físico está intrinsecamente ligado ao sucesso acadêmico.
O uso de tecnologias na educação é abordado de diversas maneiras, desde a utilização de quizzes geográficos em ambientes digitais até uma análise sistêmica dos desafios do ensino remoto durante a pandemia. A influência das redes sociais e o imediatismo na educação são refletidos, ressaltando a necessidade de um uso consciente e crítico dessas ferramentas.
As variações linguísticas e o preconceito associado a elas são discutidos, assim como uma análise histórica da educação nos séculos XVIII e XIX e seus impactos atuais. A evasão escolar é explorada através de estudos de caso específicos, destacando suas causas e consequências, especialmente na educação tecnológica.
O papel do gestor escolar e a importância da formação para a liderança educacional são enfatizados, assim como a musicalização na educação infantil e suas influências positivas no contexto atual de maximização do uso de telas. A educação ambiental é abordada no contexto das comunidades locais, mostrando como a identidade de lugar pode fomentar o bem-estar comunitário.
Os desafios no ensino de indivíduos com deficiência intelectual, estratégias pedagógicas e a relação com doenças infecciosas são examinados através de uma revisão abrangente. A interdisciplinaridade na educação pós-pandemia é discutida, juntamente com o impacto das brincadeiras e tecnologias no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil.
A saúde mental dos professores, especialmente no contexto pandêmico, é um tema crucial abordado neste volume, destacando a necessidade de apoio e recursos para esses profissionais. Finalmente, as práticas docentes na educação física são exploradas, encerrando esta rica coletânea de estudos que, juntos, oferecem uma visão abrangente dos desafios e oportunidades na educação contemporânea.
Este volume é uma contribuição valiosa para educadores, pesquisadores e gestores, proporcionando reflexões profundas e práticas sobre como enfrentar e superar os desafios da educação na contemporaneidade.
Boa leitura!
Dr. Alderlan Souza Cabral
Possui graduação em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Luterana do Brasil (2010), graduação em Logística pela Universidade Luterana do Brasil (2012), mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol (2017) e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol (2019). Atualmente é doutor orientador temporário – UNITI BRASIL, estatutário da Prefeitura Municipal do Careiro da Vázea e estatutário da Prefeitura Municipal de Autazes. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em orientação de Metodologias Técnicas Científicas com mais 490 orientações entre Mestrado e Doutorado.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8583035818376126