Métodos e práticas pedagógicas: estudos, reflexões e perspectivas – Vol. 9
Organizado por:
Prof.ª Ma. Denise Pereira
ISBN
978-65-5379-619-5
DOI:
10.47573/aya.5379.2.365
N° páginas:
148
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
31-10-2024
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
A obra Métodos e Práticas Pedagógicas: Estudos, Reflexões e Perspectivas – Vol. 9 explora abordagens pedagógicas inovadoras e diversificadas, com temas que vão do ensino técnico ao uso de metodologias ativas. O livro apresenta recursos didáticos voltados para a formação técnica, a introdução de tecnologias e metodologias ativas no ensino fundamental, e o papel do professor como mediador na gestão de sala de aula.
Capítulos focam no uso de filmes para ensinar química, na inteligência artificial como ferramenta pedagógica e na inserção da música e da dança como recursos de aprendizado na educação infantil e em atividades interdisciplinares. A obra também examina desafios na leitura de textos filosóficos e o debate regrado como prática para desenvolver habilidades argumentativas em alunos do ensino fundamental.
Outro ponto de destaque é o diálogo entre inovação e contexto regional, com práticas que buscam valorizar a cultura local. O capítulo sobre a dança, por exemplo, integra elementos da cultura amazônica no processo educacional, enquanto o uso da música na educação infantil permite que os alunos se envolvam de forma sensorial e lúdica com o aprendizado. Esses elementos ampliam o escopo da educação ao valorizar a diversidade cultural e social no ensino.
Ao abordar a aplicação de tecnologias, como o ChatGPT, a obra discute as novas possibilidades pedagógicas no ensino e o impacto das ferramentas de inteligência artificial em sala de aula. Esse recurso é avaliado como um apoio para que educadores aprimorem a experiência de aprendizagem, oferecendo ao estudante um ambiente que conecta inovação e conteúdo acadêmico. Além disso, o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na prática docente é analisado dentro da realidade das escolas públicas, explorando seus benefícios e desafios.
Por fim, a obra oferece reflexões sobre as metodologias ativas como um caminho para formar alunos protagonistas, deixando de lado o ensino tradicional. Ao valorizar a interação, a autonomia e a participação ativa dos alunos, os capítulos estimulam um ambiente de aprendizado em que o estudante assume um papel central, tornando-se parte integrante da construção do conhecimento.
Boa leitura!
Denise Pereira
Mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG), Especialista em História, Arte e Cultura, (UEPG), Especialista em Tecnologias Educacionais, Gestão da Comunicação e do Conhecimento (CENSUPEG); Especialista em Docência do Ensino Superior, Gestão e Tutoria EAD (FABRAS); Especialista em Gestão Educacional (IBRA), Graduada em História (UEPG) e Graduada em Pedagogia (IBRA). Atualmente Professora/Tutora Ensino a Distância da UEPG, Professora Orientadora de TCC da UFRN, Coordenadora Geral Acadêmica da FASU.