Docência no Brasil: caminhos e desafios – Vol. 2
Organizado por:
Prof.° Me. Ednan Galvão Santos
Prof.ª Ma. Karine Chaves Pereira Galvão
ISBN
978-65-5379-543-3
DOI:
10.47573/aya.5379.2.332
N° páginas:
95
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
30-06-2024
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
Por uma educação da alteridade
É com muita satisfação que organizamos este livro, intitulado “Docência no Brasil: caminhos e desafios – Vol. 2”. Trata-se de obra de esforço coletivo, razão pela qual expressamos nossa sincera gratidão a todos os coautores que desenvolveram os estudos integrantes dos capítulos aqui presentes.
Cada capítulo é expressão do livre pensamento de seu autor. Nós, organizadores do presente livro, prezamos pela liberdade de pensamento e acreditamos no diálogo, no debate de ideias e no respeito pelas diferenças como vias para a produção democrática do conhecimento.
Acreditamos na educação da alteridade. O lugar do outro deve ser respeitado e levado em consideração em todas as etapas do processo educacional. A educação verdadeira não se faz de imposições unilaterais e de silenciamentos do Alter. O ponto de vista alheio deve ser oportunizado.
Garantir a alteridade não significa concordar com o outro, mas permitir que ele se expresse e respeitar seu direito de divergir. A alteridade constitui, destarte, um princípio elementar para a democratização da educação.
Que este livro possa contribuir para o exercício de reflexões edificantes Bons estudos!
Ednan Galvão Santos e Karine Chaves Pereira Galvão
Ednan Galvão Santos
Advogado e Professor universitário. Graduado em Direito. Licenciado em Filosofia. Investigador do Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Coimbra (Portugal). Doutorando em Direito Público pela Universidade de Coimbra (Portugal). Doutorando em Filosofia pela Universidade do Porto (Portugal). Membro do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional – IBDC.
Karine Chaves Pereira Galvão
Graduada em Enfermagem/Universidade Presidente Antônio Carlos/Campus Ubá, MG (2009). Mestre em Enfermagem, Linha de Pesquisa: Saúde Coletiva/Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Formação em Tutoria Pedagógica de Educação a Distância/UFMG (2016). Enfermeira da Universidade Federal de Viçosa (UFV), preceptora e supervisora de estágio do curso de Enfermagem da UFV, entre 2010 e 2022, vínculo efetivo. Professora do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, vínculo temporário (atual).